Windows 11 recebe novas funcionalidades

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Microsoft acaba de anunciar mais novidades para o Windows 11. O sistema operativo tem agora separadores no Explorador de Ficheiros, acções sugeridas, mais opções de partilha, entre outras. Até a fim de Outubro também vai chegar uma nova versão da aplicação de visualização e edição básica de fotografias.

O anúncio da disponibilização destas novas funcionalidades, surge depois do lançamento da actualização de 2022 do Windows, que tem de estar instalada para tirar partido das novas funcionalidades.

No início de 2022, a Microsoft confirmou que ia acrescentar novas funcionalidades ao Windows 11 ao longo do ano, em vez de as concentrar numa grande actualização anual. As funcionalidades que chegam agora, fazem parte da primeira vaga.

As funcionalidades que começam a ser distribuídas agora, são:

Separadores no Explorador de Ficheiros

Acções sugeridas

Overflow da Barra de Tarefas (funcionalidade que permite ter mais ícones na Barra de Tarefas do que o espaço permite) e facilidade de acesso ao Gestor de Tarefas

Partilha de conteúdos para mais dispositivos

Nova aplicação Fotografias (Photos)

A novidade mais aguardada, são os separadores do Explorador de Ficheiros, que já era pedida há alguns anos pelos utilizadores. A versão mais recente do Explorador de ficheiros também tem uma nova secção, chamada ‘Favoritos’ para a organização dos ficheiros. O novo Explorador de Ficheiros também sugere utilizadores com os quais tem mais probabilidade de partilhar ficheiros.

Outra novidade são as Acções Sugeridas, em que o Windows 11 tenta antecipar o que o utilizador vai fazer a seguir. Por exemplo, se seleccionar texto que contenha uma data, o sistema vai sugerir a criação de um evento no Outlook. Esta funcionalidade já está disponível no Android há já algum tempo.

Overflow da Barra de Tarefas – Imagem: Microsoft

A Barra de Tarefas também tem duas novidades. Se gostar de ter atalhos para muitas aplicações na barra e faltar espaço, o sistema cria um menu ‘Overflow’ que agrega os ícones das aplicações que não cabem no espaço disponível. Outra novidade é a possibilidade de se aceder ao Gestor de Tarefas ao clicar com o botão direito do rato na barra.

No que respeita à partilha de ficheiros, agora é possível partilhar conteúdos com todos os dispositivos que forem detectados a partir do Ambiente de Trabalho, Explorador de Ficheiros, aplicação Fotografias, Ferramenta de Recorte, Xbox e outras aplicações.

A nova aplicação Fotografias, começa a ser distribuída a partir do final de Outubro, e vai ser compatível com serviço de armazenamento na nuvem iCloud da Apple, a partir de Novembro.

Estas funcionalidades estão disponíveis através do Windows Update.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version