O que é a Resolução de Problemas do Windows e como pode tirar partido desta funcionalidade

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - Microsoft

O Windows não é conhecido por dar poucos problemas aos utilizadores. Apesar de a Microsoft ter feito muitos progressos nos últimos anos, a verdade é que o sistema operativo tem problemas que podem fazer com que deixe de fazer aquilo que os utilizadores esperam.

Felizmente, existem muitas ferramentas e truques para resolver os problemas mais comuns que podem surgir na utilização do Windows e a funcionalidade Resolução de Problemas é uma dessas ferramentas.

Esta ferramenta, foi criada pela Microsoft e trata-se de uma colecção de pequenos programas que servem para automatizar o mais possível a resolução de problemas comuns que podem surgir no Windows.

Neste artigo, mostramos-lhe algumas das ferramentas que estão incluídas na Resolução de Problemas para o ajudar a resolver os problemas do sistema operativo.

Como usar a Resolução de Problemas

Para resolver problema com a ferramenta Resolução de Problemas, terá primeiro de aceder às Definições do Windows.

Prima a tecla Windows mais a tecla I para abrir a janela Definições. Também pode abri-la através do menu ‘Iniciar’.

Clique em ‘Sistema’ e depois procure a opção ‘Resolução de problemas’ na zona direita da janela.

Na janela seguinte, clique em ‘Outras resoluções de problemas’. Nesta janela aparece uma lista dos problemas que podem ser resolvidos através desta ferramenta. Escolha o problema que quiser resolver e clique em ‘Executar’.

Isto activa um assistente que o guia pelos passos necessários para resolver o problema em questão. Naturalmente, a quantidade de passos a cumprir depende do problema.

Na maioria das vezes, o problema é resolvido, mas como as soluções são para os erros mais comuns, nas situações mais complexas, a Resolução de Problemas pode não funcionar.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version