Novos drivers da Nvidia removem limitações LHR nas GeForce RTX 30

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Com a chegada dos novos controladores para placas gráficas da Nvidia, os 522.25 para Windows e 520.56.06 para Linux, chega-nos uma alteração fundamental que poucos achariam possível, a remoção das limitações de processamento de mineração de criptomoedas, designado de tecnologia LHR (Lite Hash Rate).

Esta tecnologia foi aplicada na família de placas gráficas GeForce RTX 30 durante a pandemia, altura em que devido à reduzida oferta de placas gráficas, muitas das poucas placas gráficas disponíveis nas lojas estavam a ser utilizadas para mineração de criptomoedas, como Ethereum, fazendo com que os utilizadores tradicionais ficassem sem placas para a sua principal finalidade, correr jogos.

Através desta tecnologia LHR, as placas gráficas assim que identificassem a utilização dos algoritmos utilizados pelos diversos softwares de mineração disponíveis, estas aplicavam uma redução na capacidade de processamento da placa gráfica.

Uma GeForce RTX 3080 de 10GB, por exemplo, era capaz de processar 100 MH/s (MegaHash por segundo), ou 120 MH/s com overclock, mas esse valor reduzia para apenas 75 MH/s com a aplicação da tecnologia LHR.

A remoção da tecnologia LHR, por parte da Nvidia, deve-se à redução do interesse na mineração de Ethereum (a moeda mais rentável para minerar até então), desde que esta passou a usar o formato de Proof-of-Stake, algo que era visto como essencial para uma redução significativa do consumo de energia necessário para a mineração de cada Ether (a moeda digital da plataforma Ethereum).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version