Forretas entra no mundo da comparação de preços para fazer frente ao KuantoKusta

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©Forretas

O site criado em 2011, que nasceu como uma plataforma agregadora de descontos em compras colectivas (era o tempo de sites como a Grupon e o Cardume), actualizou-se. Apresar de manter esta vertente, assim como a de códigos de desconto, passou a ter outro “pilar”.

O Forretas tornou-se um comparador de preços, um mercado que, em Portugal, é dominado pelo KuantoKusta, mas que também tem outros players, como o Comparajá (centrado em serviços), o Komparaqui ou a Deco Proteste.

Na realidade, o Forretas lançou este conceito no Verão de 2021, mas só agora é que o serviço atingiu a “maturidade” e ficou pronto para ser uma alternativa válida às plataformas que já existem.

©PCGuia | Na apresentação do novo Forretas, Gonçalo Poças mostrou alguns resultados sobre o comportamento dos consumidores portugueses: 1,7 milhões usam sites de comparação de preços.

Num ano, Gonçalo Poças, CEO da Clickprofit (a empresa que tem o Forretas), diz que os site «aumentou em 450%» o número de lojas disponíveis: começou com cerca de meia centena e hoje tem 850 parceiros (comparativamente, o KuantoKusta permite comparar preços em mais de 1300 parceiros); aqui, é possível procurar mais de oito milhões de produtos.

O grande destaque é a presença de produtos que podem ser encontrados à venda na Amazon: «Somos o único site comparador de preços que tem esta loja. Foi a marca que veio falar connosco para sermos parceiros, o que nos deixou orgulhosos», garantiu Gonçalo Poças.

Uma diferença apontada pelo CEO, em ralação à concorrência, tem que ver com a forma como são apresentados os preços: o mais baixo é «sempre mostrado em primeiro» e não fica “perdido” entre os resultados – na verdade, é o que acontece com o KuantoKusta, que, por defeito, não apresenta os produtos segundo este critério.

©Forretas / DR | No Forretas, o preço mais baixo é «sempre apresentado primeiro» e em destaque.

No site é ainda possível consultar um histórico da evolução dos preços de cada produto, consultar reviews, marcar produtos como favoritos e definir alertas por SMS ou e-mail, que nos avisam sempre que algo chegar a um preço definido por nós.

Os objectivos do Forretas são ambiciosos: até 2025, o site quer ter 30% da quota de mercado dos comparadores de preços; Gonçalo Poças explica que isto pode ser feito de duas formas: ir buscar clientes que usam outras plataformas e receber novos utilizadores, que querem poupar devido à conjuntura económica adversa.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version