Atenea Fit Pro: a nova balança inteligente da SPC promete resultados ao nível de um ginásio

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©SPC

Normalmente, um ginásio ou mesmo alguns consultórios de nutricionistas têm uma balança que consegue medir o índice de massa corporal (IMC), níveis de água nos músculos e até mesmo a massa magra por zonas.

Para fazer isto, estas balanças digitais de bioimpedância têm eléctrodos na base e duas barras que devemos agarrar; para uso doméstico, há várias soluções deste género, embora muito mais simples – apenas têm eléctrodos para colocar os pés.

A Atenea Fit Pro, a nova balança inteligente da SPC, parece ir além destes últimos modelos, uma vez que tem oito eléctrodos e uma espécie de “guiador” retráctil (semelhante ao de uma bicicleta, mas mais pequeno) onde colocamos as mãos. Desta forma, acaba por ter algumas semelhanças com os que encontramos nos ginásios, para fazer avaliações corporais, antes de começar (um mudar) um plano de treinos.

Segundo a SPC, a Atenea Fit Pro consegue analisar 28 métricas e promete «resultados profissionais». Entre estas está a capacidade de «diferenciar os volumes de gordura e músculo no abdómen e extremidades superiores e inferiores», que é precisamente aquilo que os modelos de ginásio ou consultórios de nutrição garantem. O nível de água, o metabolismo basal, a taxa proteica e a massa óssea são outros dos parâmetros analisados.

©SPC | A Atenea Fit Pro chega às lojas com um preço de 99,90 euros.

Como é habitual nos equipamentos deste género, há uma app (SPC IoT – para iOS e Android) onde são registadas todas as medições feitas com a balança, com gráficos, e comparações entre pesagens. A aplicação mostra ainda qual é o nosso tipo de corpo, entre «nove tipos» – muscular, magro, saudável, obeso, por exemplo – e «sugere um peso ideal tendo em conta a condição física, o género e outros parâmetros».

Em paralelo com a Atenea Fit Pro, a SPC lançou outra balança, embora não tão avançada: a Fit 3, com quatro eléctrodos, que analisa «dezoito valores corporais». Aqui, a marca afirma «não haver outra balança, da sua categoria, no mercado» que faça uma análise mais completa.

©SPC | Na app SPC IoT é possível ver a informação analisada pela balança sob s forma de gráficos.

Por exemplo, a Mi Body Composition Scale 2 da Xiaomi, que tem o mesmo preço, mede apenas treze tipos de dados. A Herm Scale 3 da Huawei, que é dez euros mais cara, fica-se pelos catorze.

Ambas as balanças já estão disponíveis em Portugal: a Atenea Fit Pro custa 99,90 euros e a Atenea Fit 3, 29,90 euros.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version