ASRock “livra-se” de controladora Intel e reduz preço de motherboard em 357 dólares

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Diz-se que os componentes para sistemas profissionais, como estações de trabalho (workstations) e servidores são sempre mais caros, mas existem boas razões para a diferença significativa de preço face aos componentes para computadores domésticos tradicionais.

Essas diferenças estão relacionadas com a qualidade do fabrico, com a exigência do circuito de alimentação e dos respectivos componentes utilizados, pela complexidade do sistema, mas também pelos licenciamentos de tecnologias e o próprio custo dos componentes utilizados.

Um claro exemplo deste último caso verificou-se recentemente na motherboard WRX80 Creator da ASRock, em que a sua primeira versão custa cerca de 1256 dólares, mas que viu este valor descer para uns “meros” 899 dólares. Qual a justificação para esta diferença significativa? A simples troca da controladora Ethernet de 10GbE da Intel por um modelo equivalente Marvell Aquantia 10GbE.

De resto a motherboard é exactamente idêntica à versão original, utilizando a mesma placa de circuitos impressor de 14 camadas, sistema de alimentação de alto desempenho com componentes de topo da Infineon, encaixe WRX80 para os processadores AMD Ryzen Threadripper Pro, suporte para até 2 TB de memória DDR4 a 3200 MHz com oito canais e 128 pistas PCIe 4.0.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version