AMD confirma que novas Radeon RX 7000 não vão usar ligação 12VHPWR

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Se pretende adquirir uma GeForce RTX 4090, saiba que esta exige a utilização de uma ficha de alimentação 12VHPWR, sendo habitualmente fornecido tanto pela Nvidia como pelos respectivos fabricantes um adaptador, que é essencial para quem não utiliza já uma fonte de alimentação que cumpra as novas normas ATX 3.0.

O problema é que já estão a surgir no Reddit e em outros fóruns utilizadores a reportarem situações de fichas derretidas, tanto no cabo adaptador, como na própria placa gráfica, devido à fragilidade da mesma. Os cabos adaptadores estão preparados para ligar até quatro fichas PCIe de 8 contactos para uma só ligação de 16 contactos de 600W.

Alguns utilizadores colocaram uma questão à AMD, sobre se esta iria utilizar este tipo de ligação nas futuras placas gráficas Radeon RX 7000, que serão reveladas no próximo dia 3 de Novembro, e a resposta surgiu, de forma oficial, por Scott Herkelman, responsável pelo negócio de gráficos da AMD, afirmando que nem “as actuais Radeon RX 6000 nem as futuras placas RDNA 3 irão utilizar esta ligação“.

Para os utilizados das RTX 4090, fabricantes como a Seasonic e a CableMod estão a desenvolver fichas 12VHPWR com curvatura de 90º, como forma de evitar que seja o excesso de tensão, na arrumação dos cabos, a origem causadora dos problemas que estão já a ser reportados pela internet fora.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version