Tuga: este veículo eléctrico português multifunções vai ter um protótipo ainda este ano

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

O desenvolvimento do Tuga, um «novo tipo de veículo eléctrico», pssou à próxima fase: a empresa que reúne engenheiros portugueses e norte-americanos anunciou «avanços em relação aos objetivos funcionais que levaram a várias actualizações de engenharia e melhorias técnicas».

Neste momento, a Tuga Innovations «concluiu todas as fases preliminares do projecto e de engenharia» e está agora em «preparação para a pormenorização final», que resultará na produção de um protótipo funcional, o Tuga V0.

Este protótipo deverá estar pronto ainda este ano (entre Outubro e Dezembro), mas a empresa assume que pode haver atrasos e aponta também o primeiro trimestre de 2023 nas suas previsões.

O Tuga é um veículo eléctrico que pode ser usado em serviços de car sharing (num modelo semelhante às bicicletas eléctricas da Gira, em Lisboa, por exemplo), tem três rodas (duas atrás e uma à frente). Contudo, também pode entrar no mercado das entregas de comida ou em empresas de estafetas – a ideia é ser uma espécie de canivete suíço com rodas, um veículo multifunções, na linha do que acontece com o Ami, da Citroen

©Tuga | Este veículo eléctrico aposta na flexibilidade – uma das ideias é “despi-lo” do chassis para que se assemelhe mais a uma mota.

Entre as principais características do Tuga estão um «eixo traseiro retráctil, com patente pendent,e para opções de estabilidade/agilidade», e um «inovador chassis traseiro expansível, para aumentar a acessibilidade de passageiros/carga» – neste campo, a empresa contou com a ajuda da Optimal Structural Solutions.

Estas duas funcionalidades, assim como «componentes de contracção inteligentes» e o «sistema PLUME» (para ver em tempo real as emissões do Tuga) foram objecto de pedidos de patentes pela marca.

De acordo com Carlos Barbosa, vice-presidente e líder do projeto Tuga, a empresa e a Optimal Structural Solutions fizeram um «excelente progresso no projecto e na engenharia do veículo» e «aplicaram uma abordagem inovadora e flexível» à sua estrutura, que terá 2,45 metros de comprimento e 88 centímetros de largura, pouco maior que uma scooter (imagem em baixo).

©Tuga

Sobre o motor, a bateria e a electrónica do Tuga, a empresa diz que «estão em fase de conclusão», mas já se sabe que este veículo pode chegar ao mercado com uma velocidade máxima de 140 km/h e uma autonomia de 160 km.

No site da empresa, percebemos ainda que o pára-brisas do Tuga deverá ter informação digital sobre a autonomia, velocidade e até mesmo direcções GPS, vários sensores, conectividade 5G e uma câmara.

©Tuga | O pára-brisas do Tuga assume-se como um HUD e vai mostrar vários tipos de informação.

Até à apresentação do protótipo, a empresa vai continuar a limar arestas: «Daremos continuidade ao aperfeiçoamento do veículo e, é claro, iremos identificar dados adicionais das simulações de desempenho e dos esforços de produção à medida que integramos os vários subsistemas e começamos a testar o protótipo Tuga V0», conclui Samuel Gomez, chefe de engenharia da Tuga Innovations.

Por: Ricardo Durand Editor
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Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
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