Startup portuguesa Feedzai considerada ‘Líder’ na utilização de inteligência artificial para detectar crimes financeiros

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©CardMapr

O mais recente relatório da consultora IDC, especialista em estudos de mercado e market intelligence na área da tecnologia, definiu a Feedzai como ‘Líder’ na «utilização de IA responsável na gestão de crimes financeiros».

A contribuir para esta “eleição” estará o Fairband, um algoritmo que a marca criou em 2021, cujo objectivo é «descobrir automaticamente modelos de machine learning menos tendenciosos, com zero custos adicionais» na sua formação.

Esta tecnologia ajuda a empresa no seu principal objectivo: identificar e detectar crimes financeiros. Segundo a empresa, o Fairband deu a conhecer e levou à implementação da IA responsável em «muitos líderes no sector dos serviços financeiros».

Segundo a IDC, a Feedzai está na «vanguarda do machine learning há alguns anos» e as empresas «apreciam a capacidade» que a startup nacional tem para «melhorar e acelerar o desenvolvimento e implementação desses modelos numa grande variedade de ambientes».

Já Pedro Bizarro, co-fundador e chief science officer da Feedzai diz que esta distinção é o «culminar do trabalho árduo, investigação, investimento e dedicação» que a empresa tem no desenvolvimento de «capacidades de IA com melhor desempenho, para detectar e impedir a fraude» e de «modelos mais justos e com muito menos preconceitos».

Em 2022 a Feedzai submeteu doze pedidos de patentes na área do combate ao crime financeiro com machine learning e inteligência artificial; Pedro Bizarro lembra que a startup investe, todos os anos, 26% das suas receitas em I&D.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version