Samsung Odyssey Neo G7

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Anunciado pouco antes do verão, só agora chegou a Portugal o primeiro de uma nova gama de monitores de Gaming da Samsung, o Odyssey Neo G7. Este monitor, que partilha grande parte das características técnicas com o modelo de topo, o G8 (não disponível em Portugal), que tem a particularidade de ser o primeiro monitor do mercado a disponibilizar uma taxa de actualização de 240 Hz num painel 4K, o Neo G7 oferece características mais contidas, mas nem por isso impressionantes, ou até mesmo acessíveis.

Trata-se de um monitor de design atraente, mas que por recorrer a um acabamento em preto, esse design acaba por praticamente passar despercebido. O pé é bastante básico, mas garante um bom ajuste ergonómico, tanto em altura como em inclinação, desvio lateral e posicionamento na vertical (pivot), embora se sinta que o monitor, talvez devido ao seu peso, pareça ficar demasiado “solto”, ou seja, ao mínimo toque todo ele abana.

Atrás, no ponto de apoio da base, encontra-se um painel de iluminação RGB, mas não espere uma sincronização deste sistema com o de componentes ou periféricos no seu PC.

Painel curvo 1000R

Relativamente ao ecrã em si, este Samsung Neo G7 recorre a um painel VA curvo (1000R) de 32 polegadas, capaz de reproduzir imagens de excelente qualidade com resolução 4K. Tirando partido da tecnologia Quantum Dot, este painel conta ainda com um sistema de iluminação MiniLED com 1196 micro díodos, que conseguem gerar um excelente nível de contraste. Em termos de brilho total, este Neo G7 consegue criar 350 cd/m2 de brilho com conteúdos SDR, e até 1100 cd/m2 com conteúdos HDR.

Por se tratar de um monitor de Gaming, a Samsung dotou este Odyssey Neo G7 das principais tecnologias e protocolos, como Nvidia G-Sync, AMD FreeSync Premium Pro, 165 Hz de taxa de actualização e 1 ms de tempo de resposta (Gray-to-Gray). Em termos de ligações, temos duas obrigatórias ligações HDMI 2.1, para ligar a sua consola de jogos de última geração, e uma DisplayPort 1.4, a única solução para conseguir atingir os 165 Hz com uma resolução 4K.

Se em termos de qualidade de imagem, e velocidade, este Neo G7 é impressionante, existem detalhes que não nos deixaram agradados, como a já referida estabilidade do ecrã no suporte da base, e o preço, muito elevado, mas de certa forma justo para tudo o que oferece.


Distribuidor: Samsung

Preço: €1299


Ficha Técnica

Ecrã: 32” VA MiniLED
Tempo de Resposta: 1 ms
Resolução Máxima: 3840 x 2160
Ligações: DisplayPort 1.4, 2x HDMI 2.1, 2x USB 3.0, Jack 3.5 mm
Dimensões: 614,6 x 576 x 305,9 mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version