Razer DeathAdder V3 Pro

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©Razer

O sucessor do DeathAdder V2 chega quase dois anos depois e, à primeira vista, parece um rato simples, sem grandes artifícios que encham o olho.

No mundo do gaming, há duas grandes “escolas”: há quem prefira periféricos vistosos e iluminados e aqueles que gostam de ter o mais simples possível, mas tremendamente eficaz. É para esta última que foi feito o DeathAdder V3 Pro, numa clara oposição com o modelo saído em 2020, que, para começar tinha RGB.

A versão V3 Pro deixa a iluminação de lado e concentra-se no conceito KISS (keep it simply stupid): é todo em preto ou branco, com o logo da marca na mesma cor, mas num tom brilhante, que quase passa despercebido. A única luz que tem é um indicador na parte da frente que confirma a sincronização wireless com o PC.

Por falar em ligação, outra das mudanças está no facto de o V3 Pro poder ser usado sem fios; apesar de a Razer continuar a permitir o uso com um cabo USB-C (vem incluído na caixa), a forma mais prática será dar uso ao dongle USB com a tecnologia HyperSpeed; temos ainda um adaptador USB/USB-C, para quem quiser ficar com o receptor de 2,4 GHz mais perto do rato, usando o mesmo cabo.

YouTube video player

Durante as sessões de Call of Duty: Warzone em que usámos o DeathAdder V3 Pro não sentimos qualquer lag com recurso ao dongle – se há diferenças entre os dois tipos de ligação, são imperceptíveis. É natural, contudo, que os jogadores mais hardcore continuem a preferir usar cabo, até porque é uma garantir de que o rato não fica sem bateria a meio de uma troca de tiros.

Outra das grandes mudanças em relação ao modelo anterior está no peso: este é mesmo um dos ratos mais leves que experimentámos nos últimos tempos, com apenas 63 gramas (o V2 tinha 82).

A sensação que tivemos foi a de jogar com uma “nuvem” na mão, tal é a ideia de leveza que este periférico transmite. Para ter ainda mais grip, a marca inclui uns autocolantes com textura, que podem ser colados.

Isto, associado à configuração da resolução do sensor (um Focus Pro de trinta mil dpi), que pode ser feita na base do rato, com um botão, faz com que seja possível personalizar o DeathAdder V3 Pro para ter o equilíbrio ideal entre o deslize na mesa e a rapidez do cursor no ecrã.


Distribuidor: Razer
Site: razer.com/eu-en
Preço: €159,99


Ficha Técnica
Resolução: 30 000 dpi
Tipo de sensor: óptico (Razer Focus Pro)
Iluminação RGB: Não
Botões programáveis: Sim (5)
Ligações: wireless (Razer HyperSpeed) e USB-C (cabo fornecido)
Peso: 68 gr
Dimensões: 128 x 68 x 44 mm

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version