QNAP lança oficialmente o QTS 5.0.1 que traz novidades de segurança

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A QNAP lançou oficialmente hoje o sistema operativo para NAS QTS 5.0.1, que reforça a segurança geral com mais praticidade e desempenho para protecção de dados e uso diário. As novas funcionalidades incluem substituição segura de disco RAID, suporte ao Protocolo de pesquisa do Windows para pastas partilhadas no NAS e suporte a Enterprise SED (unidades auto criptografáveis). Com o QTS 5.0.1, os NAS QNAP baseados em processadores ARM e x86 podem agora usar o sistema de ficheiros exFAT sem custos adicionais, oferecendo aos utilizadores mais opções e compatibilidade com transferências de ficheiros mais extensos.

Principais funcionalidades novas presente no QTS 5.0.1:

Substituição discos RAID antes de uma falha potencial:

Se forem detectados erros de unidade através da funcionalidade S.M.A.R.T, previsões do DA Drive Analyzer ou da lentidão do sistema, os discos afectados num grupo RAID podem ser substituídos por discos sobressalentes a qualquer momento. Isso aumenta a confiabilidade do sistema e elimina a necessidade de recriação de RAID.

Suporte a exFAT gratuito para NAS baseados em ARM:

O sistema de ficheiros exFAT oferece suporte de ficheiros com tamanhos até aos 16 EB e é optimizado para armazenamento flash (como cartões SD e dispositivos USB), ajudando a acelerar a transferência e a partilha de grandes ficheiros de média.

Velocidades de transferência maiores para assinatura e encriptação SMB:

O QTS 5.0.1 suporta aceleração de hardware AES-NI para aumentar a eficiência de assinatura de dados e encriptação/desencriptação via SMB 3.0 (Bloco de Mensagens de Servidor), oferecendo velocidades de transferência até 5 vezes mais altas do que sem aceleração de hardware AES-NI. Ele ajuda a aumentar o desempenho do sistema, além de proteger dados confidenciais.

Suporte ao Protocolo de Pesquisa do Windows (WSP) para pastas partilhadas que estejam montadas no Explorador de Ficheiros:

O QTS 5.0.1 agora suporta o Microsoft WSP, que se baseia no protocolo SMB. Com o WSP, os utilizadores podem pesquisar pastas partilhadas no NAS através do Explorador de Ficheiros do Windows quando uma unidade SMB é montada no NAS.

Suporte a Enterprise SED (unidades auto criptografáveis)

Além de TCG-OPAL, o QTS 5.0.1 suporta HDDs e SSDs em conformidade com TCG-Enterprise SED. Os utilizadores podem aproveitar criptografia de unidade integrada para uma camada extra de protecção de dados sem a necessidade de software extra ou recursos de sistema do NAS adicionais. Isso é útil para organizações que armazenam informações estritamente confidenciais, como sector público, saúde e finanças.

Os utilizadores podem actualizar os seus NAS gratuitamente para novo sistema operativo QTS 5.0.1, através da interface de gestão dos NAS da QNAP.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version