Primeira actualização “Moment” para o Windows 11 deve chegar em Outubro

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Nos últimos 25 anos, a Microsoft usou um método simples (e por vezes atabalhoado) de distribuir as actualizações do Windows a todos os utilizadores do sistema operativo.

Desde o Windows 98, a Microsoft começou a distribuir actualizações através da Internet para melhorar o desempenho do sistema, resolver problemas erros ou adicionar novas funcionalidades. Depois do lançamento do Windows XP, a Microsoft inventou o conceito de “Service Packs”, que reúnem actualizações pequenas numa actualização mais substancial, feita de uma só vez.

O Windows Update ainda é usado no Windows 11, agora com actualizações distribuídas, pelo menos, uma vez por mês. Por vezes, quando surgem problemas de segurança ou erros mais graves, a Microsoft pode distribuir actualizações mais que uma vez por mês. A partir de 2019, com o Windows 10, a Microsoft abandonou os “Service Packs” e adoptou um sistema nomes e começou a distribuir actualizações substanciais com mais frequência.

A versão 22H2 do Windows 11 está para breve. Esta actualização vai trazer muitas funcionalidades novas como se tem visto pelas notícias que vão saindo acerca das novidades que são distribuídas aos membros do programa de testes Insider. Albacore, um utilizador que já fez várias publicações antecipadas (e acertadas) sobre novas funcionalidades que vão aparecer no Windows, publicou recentemente um tweet acerca de uma nova funcionalidade que vai ser incluída na actualização 22H2. Chama-se “Moment” e deverá ser um novo método de lançar novas funcionalidades para o Windows.

Segundo a publicação de Albacore, os “Moments” vão ser as novas actualizações ocasionais para o Windows, que servem para implementar mais funcionalidades no sistema operativo, coincidindo potencialmente com as actualizações de fundo, que são lançadas duas vezes por ano. Ele menciona também, que a primeira actualização “Moment” está planeada para Outubro, logo a seguir ao lançamento da 22H2, que, segundo os rumores, deve começar a ser distribuída a partir de 20 de Setembro.

A Microsoft ainda não anunciou oficialmente os “Moments”, logo também não confirmou qual será a sua periodicidade, ou se vão substituir as grandes actualizações bianuais do Windows.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version