Dados recolhidos pela Backblaze indicam que os SSD falham menos que os discos mecãnicos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Um dos argumentos de venda das drives SSD é que falham menos que os discos mecânicos tradicionais. No entanto, dados recolhidos nos últimos anos começaram a desafiar esse argumento. Agora, uma análise das taxas de erros destes dispositivos, feita durante um período mais longo, indicia que, no mundo real, os SSD falham menos que os discos.

O relatório sobre falhas de hardware durante a primeira metade de 2022, elaborado pela empresa de armazenamento na cloud Backblaze, indica que, no longo prazo, os SSD são mesmo mais fiáveis que os discos tradicionais.

Como é óbvio numa empresa de armazenagem de dados, a Backblaze utiliza tanto SSD com discos e tem o hábito de registar as taxas de falhas de hardware das drives e elaborar relatórios que dão conta do que aconteceu e quando aconteceu.

No relatório com os dados relativos ao ano passado, a empresa detectou taxas de falhas semelhantes nos dois tipos de dispositivos de armazenamento. A taxa de falhas das unidades de armazenamento da Backblaze aumentaram cerca de 1%, depois de um ano de funcionamento, nos dois anos seguintes estabiliza. É aqui que os dados acerca da resistência dos SSD terminam, porque a empresa só começou a usar SSD a partir de 2018. Os dados sobre a resistência dos discos rígidos vão até 2014. 

Os últimos dados para os SSD são interessantes, porque é a partir do quinto ano que a taxa de falhas dos discos rígidos aumenta substancialmente, chegando aos 6% no sétimo ano. 

Até agora, nos dois primeiros trimestres de 2022, os SSD estão a funcionar melhor no quinto ano, o que criar uma diferença substancial para os discos mecânicos. À medida que os anos avançarem, pode ter-se uma imagem melhor acerca da fiabilidade dos SSD em relação à dos discos. No entanto, os dados que constam neste relatório indicam que a tecnologia SSD é mais durável no longo prazo.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version