Por que se deve manter anónimo online?

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 5 min

Ao navegar na internet, é da maior importância que os utilizadores cuidem da sua privacidade. Os seus dados podem ser roubados de várias formas por hackers ou cibercriminosos. Para o alívio de muitos, existem muitas maneiras e ferramentas para se manter seguro online. Quer queira enviar uma mensagem anónima, ou navegar discretamente, o senso comum será sempre a coisa mais importante para manter a segurança online. Neste artigo falaremos sobre o porquê de manter o anonimato na internet, bem como dar-lhe alguns truques para mantê-lo totalmente anónimo.

É importante proteger a privacidade online

Muitos utilizadores podem perguntar-se por que devem proteger a sua privacidade. A verdade é que a resposta é bastante simples; os dados de privacidade têm um grande valor dentro da rede. Portanto, os ataques que os utilizadores podem sofrer para roubar os seus dados são numerosos. Estes dados são utilizados para adicioná-lo a campanhas de spam, enviar publicidade direccionada ou até mesmo vendê-lo a terceiros.

Ataques direccionados dentro da rede

Quando os dados dos utilizadores são expostos dentro da rede, correm automaticamente o risco de se tornarem vítimas de ataques direccionados. Um ataque direccionado ocorre quando um hacker obtém os dados de um utilizador e lança um ataque personalizado contra essa pessoa.

Um bom exemplo destes ataques é o Phishing, uma vez que, através disso, o hacker recolhe informações da vítima e cria um ataque personalizado, aumentando assim as suas hipóteses de sucesso.

Protecção contra correio publicitário não solicitado

Quando um utilizador deixa os seus dados expostos na rede, corre o risco de ser vítima de publicidade direccionada ou de fazer parte de campanhas de spam. Uma boa forma de evitar isso é melhorar a privacidade e manter o anonimato. Uma forma de evitar o spam pode ser nunca escrever em fóruns abertos e deixar informações visíveis ao público, informações como o e-mail.

A venda de dados na internet

Embora pareça difícil de acreditar, vender dados é uma prática bastante comum na internet. Existem inúmeras empresas de marketing que se dedicam à compra e venda destes dados, dados que obtêm por meios ilícitos.

Previne o phishing

Manter o anonimato online ajuda a evitar que os dados dos utilizadores sejam roubados. Quanto mais dados têm sobre um utilizador, mais facilmente podem personificar a sua identidade. Uma das formas mais comuns de phishing é através de perfis falsos em nome de outra pessoa.

Dicas para melhorar a segurança e manter o anonimato online

Existem muitas ferramentas online que podem ser usadas para manter o anonimato e melhorar a segurança dos utilizadores na rede.

Usar uma VPN

As VPN são uma das ferramentas mais poderosas que existem hoje em dia, permitindo aos utilizadores navegarem de forma anónima e melhorarem a privacidade. O que estas ferramentas fazem é encriptar os dados dos utilizadores para que não possam ser rastreados. É bastante útil quando conectado a uma rede pública.

As VPN oferecem grandes probabilidades, e em muitos casos não precisa de pagar para usar nenhuma delas. Obviamente, as versões premium oferecem mais funcionalidades, mas as versões gratuitas também funcionam de forma eficiente. Podem ser utilizados tanto em ambientes de trabalho, portáteis, dispositivos móveis e compatíveis com quase todos os sistemas operativos.

Antes de chegar a qualquer site, a nossa informação passa primeiro pelos nossos navegadores. Começar a usar navegadores que tenham melhores políticas de privacidade pode fazer a diferença. Além disso, em combinação com uma VPN, podem formar um poderoso escudo.

Redes Sociais

As redes sociais são hoje muito importantes, ainda assim, vale a pena perguntar “É realmente necessário colocar tanta informação pessoal nestas plataformas?” . Muitas vezes é melhor evitar dar detalhes extras, e manter um perfil um pouco baixo, para que você veja uma melhoria na privacidade do utilizador.

Ao navegar na internet, é preciso ter algum senso comum e certas directrizes. Uma delas é navegar apenas em páginas encriptadas e fiáveis. A introdução de dados pessoais em páginas HTTP não encriptadas pode representar uma ameaça para a privacidade dos utilizadores.

Etiquetas:
Exit mobile version