Huawei Freebuds Pro 2

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Uma das coisas pelas quais a Huawei não é muito conhecida é pelo hardware de reprodução de áudio. Mas têm vindo a melhorar substancialmente desde os primeiros modelos e os Freebuds Studio foram dos melhores auscultadores que tive o prazer de experimentar. Por isso, foi com alguma curiosidade que experimentei estes novos FreeBuds Pro 2.

Os Freebuds Pro 2 são auscultadores in-hear que, tal como os demais modelos de outras marcas, usam um estojo que serve para carregar as baterias. Em relação ao modelo anterior, o estojo dos novos Freebuds Pro 2 é mais pequeno, o que facilita o transporte (e também o torna mais fácil de perder). Tal como no modelo anterior, o carregamento é feito através de um cabo USB Type-C. O estojo não dispõe de carregamento por indução.

Os auscultadores em si são muito semelhantes aos anteriores. Mas, desta vez, a Huawei decidiu trocar os tips em borracha por outros feitos de silicone. Pessoalmente gosto mais da borracha, mas admito que o silicone dá um aspecto mais premium aos auscultadores.

Tecnologia

Mas as principais novidades dos Freebuds Pro 2 não se vêem, ouvem-se. O desenvolvimento dos Freebuds Pro 2 foi feito em conjunto com a marca de dispositivos de áudio Devialet e a Huawei decidiu apostar tudo na qualidade de som e na tecnologia de cancelamento de ruído.

Começando pelo som, os Freebuds Pro 2 têm dois altifalantes cada um. Um desses altifalantes é para a reprodução de sons agudos e outro para a reprodução de frequências médias e graves. A gama de frequências vai dos 14 até aos 48 Hz. E, para ajudar, está ainda presente a tecnologia ‘True Adaptive EQ’ analisa a estrutura do canal auditivo, o volume e a forma como os auscultadores estão colocados para adaptar o som às condições de utilização.

No que respeita ao cancelamento de ruído, os Freebuds Pro 2 têm um sistema automático que analisa o tipo de som exterior e adapta a intensidade com que esse som é cancelado. Segundo a Huawei, o sistema de cancelamento de ruído consegue eliminar até 47 dB de ruído.

A Huawei diz que a bateria dos auscultadores dura 6,5 horas com o sistema de cancelamento de ruído desligado e 4 horas com o cancelamento de ruído ligado.

Para poder tirar o máximo partido destes auscultadores, tem de instalar a app AI Life, que está disponível para Android e para iOS. Na app pode alterar manualmente o sistema de cancelamento de ruído e pode também programar os comandos por toque.

Utilização

Os Freebuds Pro 2 são muito leves e são confortáveis de usar durante longos períodos. Se não fosse a música nem se dava por eles nas orelhas.

Já quanto à qualidade do som, há alguns reparos a fazer. Para os testar, usámos a playlist ‘Music to test headphones with’ do Spotify, que inclui uma vasta gama de temas musicais do pop ao clássico, e percebemos que há alguma falta de fulgor nas gamas médias do som. Isto dá alguma preponderância aos sons agudos e aos graves. Este não é um problema grave e pode ter a ver com a equalização automática. Se se usar uma equalização manual consegue-se minimizar este problema.

O sistema de cancelamento de ruído funciona bastante bem, embora tenha alguma dificuldade com o vento em ambiente exterior. Experimentámos mudar de um carro para um comboio para ver se a alteração de frequências do ruído confundia o sistema de ajuste automático, mas funcionou como diz na descrição.

A aplicação AI Life funciona como é suposto. E é muito simples de ajustar o funcionamento dos auscultadores e programar as acções que eles fazem quando se toca neles. Se tiver um smartphone Huawei e um PC da mesma marca, os auscultadores integram-se completamente no ecossistema e podem ser usados alternadamente entre o smartphone e o PC de uma forma transparente.

A bateria durou as 4 horas prometidas. Já no caso da utilização sem cancelamento de ruído, a bateria durou um pouco mais que as 6,5 horas prometidas.



Preço: €199,99

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version