Governo japonês declara guerra às disquetes

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

No Japão, um dos países mais avançados no que toca ao desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, ainda se usam muitas tecnologias que se podem considerar obsoletas. CD, máquinas de fax e outras tecnologias que já são consideradas antigas ainda fazem parte do dia a dia do funcionamento do governo japonês, mas agora, o ministro para a digitalização do país acaba de declarar guerra à mais icónica destas tecnologias: as disquetes…

O ministro publicou no Twitter, que as disquetes, CD e até os mini-disks ainda são necessários para cerca de 1900 procedimentos governamentais relacionados com empresas. A agência digital japonesa vai, finalmente, trazer esses procedimentos para o Século XXI permitindo que possam ser feitos online.

A taskforce digital do governo japonês escreveu que a adopção de tecnologias modernas, como o armazenamento na nuvem, está a ser atrasada por causa de questões legais e que planeia anunciar novidades e melhoramentos até ao fim do ano.

As disquetes foram o formato padrão para armazenamento de software. A tecnologia passou por várias fases de evolução: começou pelas disquetes de 8 polegadas, capazes de armazenar até 80 KB, passou depois para as de 5,25 polegadas, capazes de armazenar 360 KB. A última iteração foi a disquete de 3,5 polegadas que conseguia conter até 1,44 MB.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version