ESports em 2022: O que esperar da indústria em ascensão?

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 7 min

eSports em 2022: Quais as expectativas para este sector online?

Para todos os efeitos, os eSports em 2022 atingirão o seu pico máximo. A ascensão meteórica dos jogos competitivos ao reino do apelo público popular pode parecer ter vindo do nada para alguns, mas não poderia estar mais longe da verdade. Desde 2020, a cena recebeu um aumento inesperado na audiência à luz das circunstâncias globais que a encontraram excepcionalmente bem posicionada para capturar o público dos eventos desportivos tradicionais.

Obviamente, outros factores tiveram influência também, como o crescimento de casas de apostas e jogos de casino com temática de eSports que incentivam que os espectadores façam apostas nos resultados das competições. Essas são algumas tendências para o mercado neste ano.

 

1. Os jogos para telemóveis vão prosperar no mercado de eSports em 2022

Os eSports móveis conquistaram o mercado, após anos de domínio dos títulos de consola de videojogos e PC, graças às suas baixas barreiras de entrada. Os títulos de Battle Royale em particular estão a abrir o caminho para competições mundiais. Dentre os jogos mais populares em 2022 estão o Free Fire e PUBG Mobile, que exigem especificações baixas em celulares e uma tecnologia 5G forte. Uma conexão de internet robusta e consistente é essencial para o sucesso dos eSports móveis.

Enquanto isso, jogos das maiores empresas de jogos do mundo – Tencent, Riot Games (também de propriedade da Tencent) e Moonton (de propriedade da empresa controladora do TikTok, ByteDance) – estão a competir para se tornar o MOBA móvel nº 1 dos eSports.

Cada um desses eSports móveis opera torneios em diferentes regiões, chamando a atenção de um público mais amplo de jogos. O resultado só pode ser positivo para os eSports em 2022. Quanto mais pessoas assistem e jogam, mais as empresas investem e fortalecem o mercado de eSports móveis.

 

2. Uma expansão grande das equipas de eSports em 2022 para os desportos tradicionais

O público jovem do eSports há muito atrai patrocínios e atenção de marcas desportivas. Ao mesmo tempo, estes desportos electrónicos aprenderam muitas lições com os desportos tradicionais.

É por isso que as equipas de eSports estão a evoluir para marcas de estilo de vida (marcas que fazem parte da vida quotidiana dos consumidores). Algumas equipas estão se interessando por música, skate, patins e xadrez. Enquanto isso, os organizadores estão a explorar novos públicos fazendo parcerias com criadores de conteúdo e organizações nessas áreas não relacionadas a jogos.

As empresas de eSports começaram a se mudar para os eSports tradicionais. Um exemplo notável aqui é a equipa de eSports EVOs, que anunciou recentemente uma equipa de basquete tradicional.

 

3. Worlds League of Legends 2022: este será um ano marcante para a audiência de eSports

League of Legends é o desporto eletrónico mais popular do mundo atualmente, superando até mesmo o clássico DOTA2 e o seu crescimento é exponencial. Em 2022, o jogo provavelmente continuará a se tornar mais popular nos mercados ocidental e oriental. Na última temporada, a final do Campeonato Mundial da Liga atingiu a marca de 73 milhões de espetadores no seu pico, um aumento de 60% em relação a 2020, segundo a Riot Games.

Se os números de visualizações continuarem a subir nesse ritmo, 2022 poderá ser um ano recorde para o jogo. Além disso, com a Riot pronta para construir centros de transmissão remotos físicos para melhorar a qualidade e a acessibilidade da sua transmissão das partidas para todo o mundo, não seria surpreendente se mais recordes de audiência do League continuassem a ser inequivocamente quebrados.

 

4. A premiação de DOTA2 deverá alcançar novo recorde

Para o fã casual do Dota 2, o jogo faz manchetes uma vez por ano durante o seu principal torneio anual, The International. Na maioria, isso se deve aos enormes prémios que o torneio oferece a cada temporada. Em 2021, a bolsa do International ultrapassou US$ 40 milhões, um recorde não apenas para Dota 2, mas para a indústria de eSports como um todo. Este ano, não espere que os fãs de DOTA2 pisem no travão. O prémio principal para o parente menos popular do género MOBA pode continuar a definir o padrão para os prémios na indústria.

Há um valor mínimo estabelecido pela própria VALVE para qualquer prémio na competição. Mas, para aumentar os valores das premiações, os fãs precisam comprar skins no jogo, cujo valor é doado, em parte ao campeonato. Assim, é possível afirmar, com certeza, que os recordes e os milhões distribuídos durante The International são graças aos seus jogadores e fãs fanáticos.

 

5. Co-Streaming ajudará a aumentar a audiência dos eventos

Com equipas fortes em regiões cultural e geograficamente diversas em todo o mundo, VALORANT tem a base para crescer em um eSport verdadeiramente global em tempo recorde. Mas seu maior impacto na indústria de e-sports é abrir as comportas para o co-streaming. No ano passado, a Riot permitiu que criadores de conteúdo retransmitissem o estágio 2 do VALORANT Champions Tour. A competição quebrou recordes de audiência anteriores para o título.

Graças a isso, o co-streaming agora é uma ferramenta comprovada para editores e organizadores aumentarem exponencialmente o seu público total. Em simultâneo, permitir o co-streaming é mais transparente e mostra confiança no conteúdo — duas coisas que os fãs de e-sports e streaming apreciam. Os resultados têm sido promissores até agora.

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