Escrever um CV : como preencher correctamente as diferentes partes?

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

Um CV bem organizado é um documento que o recrutador irá gostar de ler. Para isso, é imperativo dominar as diferentes secções e saber como preenchê-las. Assim, neste artigo, analisaremos as diferentes secções de um CV e a informação a ser incluída.

Qualquer CV digno desse nome deve ser organizado em sete partes. Estes são: título, dados de contacto, perfil profissional, experiência profissional, formação académica, competências e línguas. Há uma oitava parte que pode ser adicionada opcionalmente. Esta é a secção intitulada informação adicional. Estas secções são geralmente as mesmas, qualquer que seja o trabalho alvo. Pode consultar os modelos de currículos. A única coisa que pode variar é o posicionamento de cada secção.

O que deve conter a secção de cabeçalho?

O cabeçalho é a secção que dá as boas-vindas ao recrutador. É aqui que o candidato é convidado a escrever o seu nome e apelido, qualificação profissional e o trabalho procurado. Além disso, é de notar que o nome do documento, que é o curriculum vitae, deve ser escrito e sublinhado na parte superior.

O que deve conter a secção de informação de contacto?

Esta secção permitirá ao recrutador contactar o candidato quando ele/ela for seleccionado(a). Assim, deve conter todos os contactos possíveis tais como endereço, número de telefone e endereço de correio electrónico, de preferência o correio electrónico profissional. Além disso, também podem ser incluídos: idade e data de nascimento, redes sociais, website pessoal ou blog e portfólio.

O que deve conter a secção de perfil profissional?

Aqui, o candidato deve preencher a sua área de especialização, os anos de experiência, os nomes das empresas onde trabalhou recentemente, as principais realizações durante a sua carreira profissional e as suas principais competências ou capacidades. Toda esta informação deve ser transmitida num pequeno parágrafo com verbos de acção.

O que deve conter a secção de experiência de trabalho?

Esta é uma das secções fundamentais de um CV. Aqui o candidato deve mostrar ao recrutador que tem experiência na área para a qual se está a candidatar. Além disso, deve mostrar que deixou uma marca positiva nas empresas anteriores. Assim, para cada empresa, o país, a cidade, o cargo ocupado, o período de serviço, as responsabilidades e os feitos notáveis devem ser notificados. Nesta secção, é aconselhável quantificar as realizações, se possível. Além disso, utilizar principalmente verbos de acção e adoptar uma boa cronologia nas experiências.

O que deve conter a secção de competências?

Tal como a secção de experiência profissional, esta secção mostra ao recrutador quão útil o candidato pode ser para a empresa quando seleccionado. A melhor forma de o fazer é o candidato descrever as suas competências técnicas e gerais. A parte técnica refere-se à experiência específica de cada posição e a parte geral refere-se às diferentes qualidades do candidato.

O que devem conter as secções linguísticas e de informação adicional?

Estas duas secções são as últimas de um CV. O candidato deve incluir uma secção linguística, desde que conheça mais do que uma língua. De facto, deve enumerar cada língua dominada e o seu nível de proficiência. Além disso, a secção adicional pode ser relevante se não tornar o documento longo. Contém, por exemplo, referências de trabalho, publicações, formação contínua e prémios ou conhecimentos.

Etiquetas:
Exit mobile version