Alerta: software de tradução da Google escondia um programa para minerar criptomoedas

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Freestocks

A empresa israelita de segurança Check Point identificou uma versão do Google Translate falsa: esconde um software de mineração de criptomoedas que corre no Windows, sem que o utilizador se aperceba.

Este alerta da Check Point é relativo à aplicação Google Translate Desktop que ainda está disponível para download gratuito em sites como o Softpedia e o Uptodown – na verdade, este recurso de tradução da Google não tem uma versão para computadores (só existe na Web e como app mobile) e, por isso, não é legítimo.

Quem desconheça este facto, descarrega a app, com a confiança de que se trata de um software oficial da Google. Contudo, é um malware criado pela Nitrokod (uma empresa turca) que, na realidade, instala o minerador de criptomoedas XMRig no Windows.

©Uptodown | A suposta versão do Tradutor da Google para PC ainda está disponível em vários sites de downloads.

O malware já foi descarregado mais de cem mil vezes em onze países, desde 2019 – Portugal não faz parte da lista. «Os atacantes atrasam o processo de infecção durante semanas para escapar à detecção» – segundo a empresa de segurança, cerca de um mês.

©Check Point | O programa falso Google Translator Desktop aparecia nos resultados de busca do… Google.

Depois «podem facilmente optar por alterar o malware, mudando-o de um mineiro criptográfico para trojans de ransomware ou bancários, por exemplo», explica a Check Point.

Este tipo de ataques começou a ser muito popular, numa altura em que a “febre” das criptomoedas se começou a tornar uma tendência. O objectivo era o de que os atacantes usassem computadores “infectados” com mineradores para criar uma rede que gerava grandes valores moedas digitais, tudo à revelia e sem contrapartidas para os utilizadores.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version