A humanidade vai voltar à Lua e a nova viagem começa com a missão Artemis I

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - NASA

Hoje, dia 29 de Agosto de 2022, a missão Artemis I parte para uma viagem à Lua. Embora esta seja uma missão de teste, é o primeiro passo para a humanidade voltar à Lua, 50 anos depois da última missão tripulada.

Esta primeira missão tem como objectivo a recolha de dados para a missão Artemis II, que já será tripulada, mas que não vai pousar na Lua. Só em 2025 é que a humanidade vai voltar a pisar o satélite natural da Terra na missão Artemis III.

O veículo que vai ser usado nesta missão é composto por dois componentes principais: o foguetão SLS e a nave que levará a tripulação chamada Orion.

Esquema do veículo SLS Artemis I – Imagem da NASA

Nesta primeira missão, a “tripulação” será composta por um assistente pessoal Alexa da Amazon, um boneco da Ovelha Xoné, entre outros objectos ligados à cultura popular. Do lado da ciência, a nave vai transportar pequenos satélites, detectores de radiação, bonecos que simulam seres humanos, levedura para experiências biológicas e várias ferramentas de recolha de dados.

Durante a viagem, serão recolhidos dados acerca da trajectória, como os manequins reagem aos aspectos mais perigosos das viagens espaciais, como a absorção de radiação. Quando regressar, espera-se que a nave Orion faça uma amaragem ao largo de San Diego na Califórnia.

Se quiser, pode ver o lançamento em directo no canal da NASA no Youtube.


Actualização

O lançamento da missão Artemis I foi adiado porque não foi possível resolver um problema com um dos 4 motores do foguetão.

Se o problema for resolvido, o lançamento ocorre a 2 de Setembro, sexta-feira.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version