TeamGroup introduz dissipador com câmara de vapor em módulos SSD M.2

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Destinado ao segmento “Industrial” (empresarial), a TeamGroup iniciou a comercialização de uma nova família de módulos SSD M.2 de alto desempenho, que se diferencia não pelo módulo SSD em si, mas pela solução de arrefecimento integrada, composta pela primeira câmara de vapor para este tipo de aplicação.

Designado de N74V-M80, estes módulos SSD estão disponíveis em capacidades com 128 GB, 256 GB e 512 GB, sendo estes equipados por módulos de memória Flash NAND 3D TLC, sendo estes compatíveis com a norma PCIe 3.0 x4, o que garante uma velocidade sequencial máxima de 3445 MB/s de leitura e 2520 MB/s de escrita.

Relativamente ao dissipador em si, este é composto por um dissipador superior em alumínio, para uma melhor dissipação de calor, a já referida câmara de vapor, e um adesivo térmico que permite transferir o calor do módulo SSD M.2 para a câmara de calor.

Esta utiliza um líquido específico no seu interior que, com o calor proveniente do módulo SSD, acaba por vaporizar, transferindo o calor da base para a zona fria do dissipador no topo, sendo que o vapor volta a condensar, convertendo-se para o estado líquido novamente.

Segundo a TeamGroup, esta solução permite manter o SSD a trabalhar, de forma intensiva, durante periodos de tempo prolongados, garantindo um elevado desempenho contínuo, e não de pico, como acontece com soluções (supostamente) superiores, mas com sistemas de dissipação de calor insuficientes. Esta solução tem 3 anos de garantia, e um MTBF superior a 3 milhões de horas de utilização.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version