PLAY – Cougar DualBlader

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A ideia de ter um rato que se adapta à mão do utilizador não é nova. Um dos primeiros modelos com peças móveis, que permitiam que este periférico ficasse mais comprido ou mais alto, para se adaptar à forma da mão do utilizador, foi o R.A.T. da Mad Catz. Desta vez vamos olhar para o DualBlader da Cougar, um rato ambidextro para jogos que tem um conjunto de acessórios laterais que podem ser aplicados para personalizar a largura.

Um dos aspectos mais curiosos é a possibilidade de descarregar modelos 3D a partir do site da Cougar, editá-los e imprimi-los. Tal como acontecia nos R.A.T., a peça traseira corre em cima de uma calha para aumentar o comprimento do rato, há um parafuso que permite subir/descer e uma peça interior, que faz lembrar um componente hidráulico, para aumentar ou diminuir a curvatura do rato.

Como qualquer rato para jogos que se preze, a ligação é feita através de um cabo USB e há RGB na roda e no botão que serve para alterar a resolução do sensor. No que toca aos botões, o DualBlader tem doze programáveis e quatro deles são opcionais. Isto quer dizer que o utilizador pode optar por não os montar no chassis do rato.

No que toca ao software, a Cougar disponibiliza o Cougar UIX, uma aplicação de programação muito fácil de usar, que permite alterar a iluminação e definir macros para cada uma das teclas.

Depois de feita a configuração, a utilização do DualBlader é muito confortável e precisa. Experimentei-o em jogos FPS e de estratégia, e posso dizer que foi um dos ratos mais adaptáveis que usei até hoje.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Preço: €94,99


Ficha Técnica

Sensor: PMW3389
Resolução máxima: 16 000 DPI
Botões: 12 (4 opcionais)
Ligação: USB
Dimensões mínimas: 120 x 71 x 39 mm
Dimensões máximas: 120 x 88 x 45 mm
Peso: 99 a 107 gr (dependendo da quantidade de peças laterais usadas)


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version