Microsoft reverte decisão de bloquear execução automática de macros no Office

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Há meses, a Microsoft alterou o comportamento padrão das aplicações que fazem parte do Microsoft Office, para bloquear uma das formas mais populares de levar a cabo ataques de malware: a execução automática de macros descarregadas a partir da Internet. Esta semana, a empresa voltou atrás na decisão, o que levou a várias queixas de especialistas de segurança informática e de alguns utilizadores. A empresa vai explicar a decisão em breve.

Uma das formas mais populares de levar a cabo ataques informáticos é a utilização de macros, pequenos ficheiros que servem para automatizar processos no Microsoft Office. Em Fevereiro, a Microsoft anunciou que ia actualizar a maioria das versões do Office para Windows, para que as respectivas aplicações não executassem macros automaticamente em ficheiros que fossem descarregados da Internet e também para que essas aplicações avisassem os utilizadores dos perigos da execução manual de macros em ficheiros descarregados da Internet ou que venham por email.

A únicas justificações que a Microsoft deu para esta mudança de ideias, foram em resposta ao feedback dos utilizadores e está a preparar uma explicação mais extensa.

No entanto, muitos estão descontentes pela empresa ter voltado atrás sem avisar os utilizadores. Shane Hutley do Threat Analysis Group da Google disse que esta decisão foi “triste” e que a publicação de artigos explicativos dos perigos da macros pela Microsoft, não é tão eficaz como o bloqueio automático das macros.

Para alterar as definições da macros no Office, abra uma aplicação, aceda a ‘Opções’, ‘Centro de confiança’.

Depois clique no botão ‘Definições do Centro de Confiança’ e em ‘Definições das Macros’ na coluna da esquerda.

Aqui tem as opções que lhe permitem bloquer ou desbloquear a execução de macros. Esta definição é igual para todas as aplicações do Office.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version