Intel Raptor Lake vai trabalhar com DDR5 a 5600 MHz, e DDR4 a 3200 MHz

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Tal como se previa, visto não existirem diferenças significativas no desenho e na arquitectura dos futuros processadores Raptor Lake da Intel, face aos actuais Alder Lake, os novos processadores, que deverão ser lançados no início do último trimestre do ano, manterão a compatibilidade não só com memórias RAM DDR4 a 3200 MHz, como a memórias DDR5, embora, desta vez, a uma frequência superior de 5600 MHz.

Esta confirmação foi dada pela própria Intel, durante uma apresentação dada pela mesma em Shenzen, na China, onde é possível visualizar, na foto publicada (sem autorização) na rede social Baidu, as principais diferenças entre a futura plataforma Raptor Lake-S e a actual Alder Lake-S.

Fotografia publicada originalmente na rede social Baidu.

Observando com detalhe na foto, estão confirmadas as principais novidades marcadas a verde, como o aumento do número de núcleos, mais concretamente na duplicação do número de núcleos E (eficiência energética) até um máximo de 16, a inclusão de pistas PCIe 4.0 adicionais para o chipset, Thunderbolt 4 (USB 4) a partir do chipset, e o aumento da frequência base das memórias RAM DDR5, de 4800 para 5200 MHz.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version