Como o marketing de redes sociais molda as nossas compras?

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 6 min

Numa fase em que as marcas nunca tiveram tanta facilidade em chegarem ao seu público-alvo, a verdade é que novas estratégias e componentes de marketing – numa tentativa clara de criar uma relação benéfica para o potencial cliente – são cruciais. Assim, fará todo o sentido compreender até como as novas estratégias de marketing estão a moldar a forma de como compramos e tomamos as decisões na hora do “check out” na loja online.

Com uma concorrência pela atenção também a ser maior do que nunca, fará todo o sentido medir o pulso a como as principais empresas estão a conseguir converter “leads” em compras. No entanto, ficaria enganado em pensar que a estratégia de marketing simplesmente desaparece, assim que faz a primeira venda com essa mesma empresa.

  • Re-target e upsell são conceitos muito procurados

Apesar de serem termos em inglês, a sua compreensão é muito simples. Quantas vezes, após uma compra numa loja online, não recebeu no seu e-mail uma lista de novas promoções para poder conhecer ainda melhor o catálogo dessa loja? Ora, essa estratégia é também conhecida como upsell. Ou seja, mesmo após ter feito uma compra nessa determinada loja, tal não significa que essa mesma loja irá desistir de si enquanto cliente.

Uma vez que já demonstrou um interesse nos produtos e no conceito dessa mesma loja, fará todo o sentido alimentar essa mesma relação. Claramente que o lançamento de novas promoções, de forma regular, acaba por desenvolver um interesse constante nesse cliente que já comprou. Fará assim todo o sentido que esta estratégia poderosa possa continuar a incentivar que volte à essa mesma loja, levando assim a que os seus hábitos de compra e poder de decisão também mudem consoante essas estratégias.

  • E-mail marketing ainda não foi esquecido

Mesmo com o surgimento em força das redes sociais, estaria muito engando em pensar que o e-mail marketing ainda não é muito poderoso. Primeiramente, perceba que, apesar do e-mail ser considerado um meio de comunicação um pouco ultrapassado, este ainda é lido em média várias vezes por dia, em relação à maioria das pessoas. Tal leva a que as próprias empresas também queiram entrar nesse mesmo espetro, tentando chamar ao máximo a atenção dos seus clientes ou potenciais clientes.

Por isso mesmo é que não deverá estranha receber, de forma regular, e-mails com promoções, anúncios ou eventos através da sua caixa de entrada. De facto, a tendência é que para tal possa continuar, até porque o objetivo é que a proximidade e até mesmo o relacionamento que foi estabelecido entre cliente e marca possam continuar. Apenas assim essa mesma relação poderá ser proveitosa, usando a lista de e-mails para se aproximar de si e até entregar-lhe valor não só nas promoções, mas também no próprio conteúdo.

  • Redes sociais são o maior chamariz para as marcas

Se as diferentes estratégias de marketing já analisadas são realmente muito usadas, a verdade é que o foco nas redes sociais, por parte dessas mesmas empresas, também é mais do que evidente. Na verdade, não ter presença nas diversas redes sociais é eliminar uma prova social que é muito importante para qualquer marca, na atualidade. Assim, a regra nº1 é mesmo que possa construir contas de redes sociais que possam identificar claramente a sua marca (tendo sempre em consideração a imagem e reputação).

Para tal, conheça muito bem o seu público-alvo, avaliando quais são os seus gostos, comportamentos e ainda que tipo de conteúdo pretendem que possa criar. Quanto maior for o número de partilhas e engajamento, maior será o tráfego orgânico e de qualidade que poderá estar a chamar para a sua loja online ou site, por exemplo. Certamente que essa é uma estratégia de marketing bem mais barata do que iria obter ao pagar por Facebook Ads ou Google Adwords, por exemplo.

Foco deverá estar sempre no seu público-alvo

Quer já seja uma empresa com alguns anos ou esteja a dar os primeiros passos, será sempre crucial poder avaliar e estudar o seu público-alvo. Defina-o muito bem, para depois poder desenvolver estratégias de marketing que possam ter taxas de conversão que possam realmente ser proveitosas para os seus objetivos. Lembre-se de que deverá querer chegar com o máximo de qualidade possível.

Por último, mas não menos importantes, avalie sempre as revisões, opiniões e até a prova social que está a alimentar. O feedback do seu público-alvo e clientes já existentes será sempre crucial para que possa melhorar a sua oferta e manter uma taxa de credibilidade que permita que se possa destacar de todos os restantes concorrentes dentro do seu nicho de mercado. Todos os pormenores serão cruciais para conseguir chegar com o máximo de qualidade possível ao seu público-alvo.

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