QNAP TBS-464

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A crescente popularidade dos SSD M.2, graças aos ganhos de velocidade, consumo de energia e ausência de ruído em relação aos discos mecânicos e mesmo aos SSD com interface SATA, fez com que começassem a aparecer novos sistemas de armazenamento em rede que usam estas unidades em vez dos discos tradicionais. É o caso deste NAS TBS-464 da QNAP, uma pequena unidade, sensivelmente do tamanho de uma box de TV, com um máximo de 308 TB de armazenamento.

Atrás estão duas entradas RJ-45 para a ligação à rede (velocidade máxima de 2,5 Gbps), duas entradas HDMI e mais duas USB 2.0 Type-A. À frente estão mais duas entradas USB Type-A, mas USB 3.0. Internamente, este NAS tem um processador Intel Celeron de quatro núcleos, que inclui um GPU Intel UHD Graphics. Também estão presentes 8 GB de RAM DDR4, que não podem ser expandidos; o sistema operativo fica guardado em 4 GB de memória flash.

Ao contrário do que acontece com muitos NAS que usam discos mecânicos, aqui, a instalação dos SSD obriga a usar uma chave de parafusos para abrir a caixa. Os parafusos estão escondidos por baixo dos pés de borracha, que têm uma pequena parte que os prende à caixa para que não se percam quando são tirados do sítio – é um toque de design muito interessante.

No que respeita ao software, o TBS-464 oferece todos os serviços que estão presentes nos NAS tradicionais, como a partilha de ficheiros para macOS, Windows, Linux e servidores de todos os tipos, desde e-mail até Web, passando por poder funcionar com serviços de cloud públicos ou, em alternativa, criar serviços de cloud pessoais.

Depois de ter tudo a funcionar, este NAS surpreendeu pela velocidade. Experimentei-o com um router 2,5 Gbps também da QNAP e realmente é mesmo muito rápido. As velocidades de transferência andaram pelos 200 MB/s o que quase esgotou a capacidade máxima da rede.


Distribuidor: QNAP

Preço: €712 (sem SSD)


Ficha Técnica

Processador: Intel Celeron N5105 4 núcleos 2,9 GHz
Memória RAM: DDR4 8 GB
Memória Flash: 4 GB
Slots M.2: 4 x M.2 2280 NVMe Gen3
Ligações: 2 x 2,5 Gigabits (2,5 Gb/1 Gb/100 Mb), 2 x USB 2.0, 2 x USB 3.2, 2 x HDMI

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version