MediaTek anuncia novo Dimensity 9000+

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

No passado a MediaTek era vista como uma alternativa “low cost” dos SoC (System-on-Chip) da Qualcomm, não só devido ao preço mais acessível, como pelo desempenho limitado. Porém, a MediaTek tem feito um trabalho extraordinário, e hoje em dia consegue equiparar-se, por igual, com os melhores SoC que a Qualcomm tem disponíveis.

Um bom exemplo disso é o excelente Dimensity 9000, que graças ao seu elevado desempenho, equiparável a um Snapdragon 8 Gen1, e em alguns casos superior até, permitiu à MediaTek aumentar a sua receita fiscal do primeiro trimestre do ano em 33%. Para consolidar a sua situação, e a sua posição, a MediaTek decidiu reagir da mesma maneira que a Qualcomm, ao anunciar uma versão renovada do Dimensity 9000, o Dimensity 9000+.

É fácil de associar este novo SoC ao rival da Qualcomm, o Snapdragon 8+ Gen1, que foi recentemente anunciado e que estará disponível, já a partir do início do próximo mês, com o novo Asus ROG Phone 6. Tal como o modelo da Qualcomm, o novo Dimensity 9000+ oferecerá um incremento de 5% no desempenho do CPU, 10% na controladora gráfica, uma melhoria na unidade de processamento de imagem e no modem 5G.

Ou seja, o novo Dimensity 9000+ passará a usar um núcleo Cortex-X2 de topo a 3.2 GHz, três núcleos Cortex-A710 de alto desempenho a 2.85 GHz e quatro núcleos de elevada eficiência energética Cortex-A510 a 1.8 GHz. O GPU será o novo Mali-G710 MC10. Já o processador de imagem, o Imagiq 790, será capaz de lidar com vídeo HDR de 18-bit, captado através de três câmaras em simultâneo.

Será igualmente capaz de processar imagens até 320 MP, a uma velocidade de 9 gigapixels por segundo. Como não podia deixar de ser, será capaz de captar vídeo “tradicional” a 4K com HDR, com cancelamento de ruído de imagem, processado através da unidade Neural. O modem 5G passará a lidar com uma velocidade máxima de 7 Gbps. Já o modem Wi-Fi, este passará a aceitar a norma Wi-Fi 6e, bem como Bluetooth 5.3.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version