Devolo Magic 2 Wifi 6

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Já ouviu falar em OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access)? Esta tecnologia é uma das maiores novidades da norma para redes sem fios 802.11ax, mais conhecida como WiFi 6, e aumenta a eficiência da transmissão de dados através da utilização flexível dos canais e da sua divisão em unidades mais pequenas. O resultado é uma melhor latência para pequenos pacotes de dados, o que beneficia os jogadores e as aplicações em tempo real. É precisamente este o grande destaque dos novos adaptadores powerline com Wi-Fi Devolo Magic 2 Wifi 6.

Por fora, são exactamente iguais a quaisquer outros da marca alemã: brancos, com uma tomada do lado da frente e dois botões iluminados (um para indicar que está a comunicar com os outros dispositivos powerline e um para activar a funcionalidade WPS, que serve para ligar um dispositivo à rede sem necessidade de inserir uma password). Tal como acontece noutros dispositivos powerline da Devolo, a velocidade máxima é de 2400 Mbps, mas como a velocidade de transferência de dados depende muito da qualidade da instalação eléctrica, os números reais serão necessariamente mais baixos.

Na base de todos os dispositivos estão duas entradas RJ-45 para a ligação de dispositivos que não tenham Wi-Fi. Isto permite criar uma rede mesh, que, no caso dos Devolo, oferece uma grande vantagem sobre outros kits: a interligação entre os vários pontos da rede é feita através de powerline, o que faz que não haja um grande cuidado na instalação dos dispositivos. Assim, o sinal chega-lhes de uma forma que não depende do posicionamento, podendo oferecer uma velocidade mais constante, independentemente do sítio onde se encontra. Tudo isto é controlado através da aplicação Devolo Cockpit, que permite criar e configurar todos os aspectos da rede.

Nos testes que fiz, a velocidade da rede com ligação com fio directamente aos dispositivos ficou-se pelos 1100 Mbps. A velocidade da rede sem fios andou mais ou menos pelos mesmos valores, entre 1000 e 1100 Mbps. Uma das coisas que se nota muito é a estabilidade da ligação Wi-Fi, independentemente do sítio da casa onde se está.


Distribuidor: Devolo

Preço: €349,90 (starter kit com dois adaptadores); €499,90 (multiroom kit com três adaptadores)


Ficha Técnica

Velocidade máxima powerline: 2400 Mbps
Rede sem fios: Wi-Fi 4/5/6 (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax/k/v/r)
Segurança Wi-Fi: WPA/WPA2/WPA3 Personal
Ligações com fios: RJ-45 Gigabit, Powerline


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version