Asustor lança três novos modelos NAS com ligações 2,5 GbE

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Asustor acaba de apresentar três novos dispositivos NAS da família LockerStor Gen2, trata-se mais concretamente dos modelos Lockerstor 2 Gen2, Lockerstor 4 Gen2 e Lockerstor 6 Gen2 com duas, quatro e seis baías respectivamente.

Equipada com o novo SoC Quad-Core Celeron N5105 de 10 nm da Intel, que permite atingir velocidades até 2,9 GHz – uma actualização de desempenho de 31% sobre a geração Intel Gemini Lake, a família LockerStor Gen2 inclui de série 4 ou 8 GB de memória RAM DDR4-2933.

Outra novidade na série Lockerstor Gen2 é a presença das duas slots adicionais para armazenamento M.2, uma vez que toda a série vem agora equipada com quatro slots M.2 para unidades NVMe. O novo slot padrão PCIe 3.0 nos modelos Lockerstor 4 Gen2 e Lockerstor 6 Gen2 permite escolher entre unidades SSD ou placas Ethernet de 10 Gigabit com a utilização de um switch de software.

A série Lockerstor Gen2 está equipada com duas portas USB 3.2 Gen 2×1 e até 10 Gbps de velocidade, duplicando a taxa de transferência original do Lockerstor para dispositivos externos. Duas portas Ethernet de 2,5 Gigabit também marcam presença, permitindo velocidades de leitura e escrita de até 590 MB/s e 562 MB/s, respectivamente, ao utilizar-se SMB Multichannel com um volume RAID 5. Para ir ainda mais além, basta substituir a placa M.2 por uma placa 10 Gigabit Ethernet de modo a acelerar o NAS para velocidades de 10 GbE. Os mais recentes processadores Celeron da Intel suportam agora PCIe 3.0, duplicando as velocidades SSD e aumentando a eficiência das unidades de cache e unidades de armazenamento SSD.

A série Lockerstor Gen2 mantém o suporte para descodificação de hardware HDMI 2.0b e 4K, bem como para streaming de áudio. Significa isto que a edição de conteúdo na série Lockerstor Gen2 pode ser feita directamente a partir do NAS, com os programas Adobe Premiere e Final Cut Pro a suportarem edição directa no NAS Asustor, enquanto a sincronização e a cópia de segurança da pasta Adobe Creative Cloud permite evitar a perda de dados.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version