Asustor Drivestor 2

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O Drivestor 2 é um NAS de entrada de gama com duas baias, para utilização doméstica ou em pequenos escritórios. O processador é um Realtek de quatro núcleos com tecnologia Arm e está acompanhado por apenas 1 GB de memória DDR4, que não pode ser expandida. Como se pode perceber, as características técnicas deste NAS são algo modestas (só assim é possível ter um preço de 180 euros, sem discos) e acabam por limitar um pouco o que o Drivestor 2 consegue fazer. Passo a explicar: coloquei no NAS alguns vídeos 1080p a 4K e depois fiz streaming destes ficheiros para o meu smartphone.

O software de servidor de média do NAS faz um redimensionamento automático do vídeo em tempo real, para que fique bem no ecrã do telemóvel. Isto é uma tarefa intensiva, tanto em termos de memória, como de processamento e, através do monitor de actividade na interface do NAS, conseguimos perceber que está a funcionar no limite da memória, o que impede de fazer mais qualquer coisa sem que se perca qualidade de imagem.

O que se pode concluir é que este Drivestor 2, apesar de permitir a instalação de dezenas de aplicações através da loja da Asustor, é uma máquina que apenas permite que se faça uma coisa de cada vez, devido às limitações da memória em primeiro lugar e do processador em segundo.

Ao nível mais básico das funcionalidades de um NAS, a partilha de ficheiros, o Drivestor 2 é uma máquina competente e rápida, graças à ligação de 2,5 Gbps, que permite o upload e download de ficheiros a cerca de 200 MB por segundo, o que não é nada mau para uma máquina de entrada de gama. Na escrita e leitura simultânea de ficheiros em vários computadores a velocidade é baixa porque, naturalmente, a largura de banda é partilhada entre as várias tarefas de escrita e leitura.


Distribuidor: Asustor

Preço: €180 (sem discos)


Ficha Técnica

Processador: Realtek RTD1296, 4 núcleos, 1,4 Ghz
Memória RAM: 1 GB DDR4 (não pode ser expandida)
Baias: 2, 3,5 “ SATA
Entradas: RJ-45 Ethernet 2,5 Gbps, 2 x USB 3.0
Dimensões: 165 x 102 x 218 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version