Sony lança novos auscultadores sem fios WH-1000XM5

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Quase dois anos após o lançamento daqueles que continuam a ser os melhores auscultadores sem fios com cancelamento de ruído do mercado, a Sony lança os seus sucessores, os novos WH-1000XM5. Ao contrário dos 1000XM4, estes apresentam mudanças significativas, tanto em termos de design, estrutura, componentes e desempenho.

Deixam de permitir dobrar a haste, o que os torna mais complicados de transportar em viagem, mas em contrapartida, a simplificação da estrutura permitiu reduzir o peso, tornando-os, por sua vez, mais confortáveis de usar em longos períodos de utilização. É utilizada uma pele sintética suave, sendo os restantes elementos em plástico reciclado, proveniente de peças de automóveis. Até a própria embalagem abandonou os plásticos, passando a usar diversos tipos de materiais reciclados e sustentáveis.

Esta alteração de design permitiu a introdução de melhorias na estrutura, como a incorporação de um total de oito microfones (quatro deles do tipo beamforming), que por sua vez são controlados por um duplo processador Sony HD QN1, para garantir não só um cancelamento de ruído mais eficaz, bem como, através dos novos algoritmos da tecnologia Precise Voice Pickup, conseguir filtrar a sua voz de todo o ruído exterior durante uma chamada telefónica.

Para reforçar o elevado desempenho do sistema de cancelamento de ruído activo, a Sony criou um novo tipo de altifalante, de 30 mm, que permite anular, de forma mais eficaz, ruídos com frequências médias a mais agudas. Para garantir que a qualidade de reprodução sonora não seja inferior aos dos altifalantes dos WH-1000XM4 (que eram de 40 mm), a Sony recorreu a uma cúpula em fibra de carbono, sendo esta reforçada lateralmente por uma camada de poliuretano.

Através desta solução, a Sony garante conseguir reproduzir frequências entre os 4 Hz e os 40 kHz, frequência essa que reduz para os 20 Hz a 40 kHz quando utilizada uma comunicação sem fios, via Bluetooth. Quando utilizados com o cabo fornecido (de 1.2m), oferecem uma sensibilidade de 102 dB (a 1 kHz) com os auscultadores ligados (usando o processador Sony V1), ou 100 dB (1 kHz) com os auscultadores desligados.

Em termos de bateria, a Sony manteve as 30h de autonomia, com o sistema de cancelamento de ruído activo, mas quando desligado, o valor máximo de autonomia sobe para as 40h. Através da incorporação de um sistema de carregamento rápido, é possível carregar a totalidade da bateria em 3h30m, sendo que bastam 3 minutos de carga para garantir 3 horas de reprodução de música.

A Sony Portugal já nos forneceu de uns exemplares que iremos analisar para a próxima edição da revista PCGuia. Estes Sony WH-1000XM5 já podem ser encomendados por 450 euros, estando prevista a sua chegada ao mercado nacional para o próximo dia 24 de Maio.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version