QLED

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

O OLED é uma das mais populares tecnologias de ecrã do mercado. Aqui, cada célula utiliza material orgânico “criar” a sua própria iluminação, tal como acontecia com os antigos ecrãs de plasma. Por outro lado, as células dos ecrãs LCD tradicionais exigem sistemas de retroiluminação directa ou lateral (usando um painel difusor). Esta solução faz com que o controlo de iluminação das células seja menos eficaz, o que leva a um rácio de contraste inferior ao dos ecrãs OLED; porém, isto permite que o nível máximo de brilho seja superior, algo fundamental nas mais exigentes normas HDR.

Quantum Dot
Para garantir um espectro de cores superior, foi criada a tecnologia de Quantum Dot (pontos quânticos, em tradução livre), um sistema composto por uma camada QDEF (Quantum Dot Enhancement Film). Essa camada tem nanopartículas em formato de cristal que conseguem converter o comprimento de onda da luz recebida num totalmente diferente. Por exemplo, isto permite que, utilizando uma fonte de luz azul directa, esta possa ser pode ser convertida para luz verde ou vermelha, depois de passar pela camada QDEF. O resultado é um maior, e mais eficaz, espectro de cores RGB.

Inicialmente utilizada pela Sony, com a designação Triluminos, esta tecnologia foi adoptada por fabricantes como Samsung, LG e TCL, tendo a Samsung, mais tarde, criado a aliança QLED, em conjunto com a TCL e a Hisense.

QD-OLED
Isto não significa que a tecnologia OLED esteja morta, bem pelo contrário. Samsung e TCL estão a investigar formas de aliar a tecnologia OLED à QLED para criar uma solução que seja o melhor dos dois mundos. Durante o CES 2022 ficámos a saber que Samsung e Sony conseguiram fazê-lo e apresentaram as primeiras TV QD-OLED. Estas diferenciam-se pela utilização de um painel OLED com células que emitem exclusivamente luz azul, evitando assim os filtros RGB, como acontece com os painéis OLED tradicionais.

Isto vai permitir um maior aproveitamento da luz emitida pelo painel OLED, sendo este complementado por uma camada Quantum Dot que, devido às suas propriedades, não deverá gerar qualquer tipo de perda de iluminação do painel OLED. Esta solução garante uma excelente reprodução de cores e um elevado brilho dos painéis QLED, a que se junta o contraste imbatível do OLED, graças à gestão individual de cada célula.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version