Notas sobre a mais recente actualização do Chrome sugerem uma vulnerabilidade grave na versão anterior

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O canal de actualizações Stable do Chrome recebeu uma nova versão no dia 26 de Abril. Esta actualização inclui 30 resoluções de problemas de segurança, algumas são suficientemente graves para a Google aconselhar os utilizadores a actualizarem o browser assim que possível.

As notas que descrevem a versão v101.0.4951.41 do browser Chrome para Windows, Mac e Linux, podem ser vistas aqui, mas para além da descrição dos vários problemas que foram resolvidos, incluem também, esta nota:

“Nota: o acesso aos detalhes acerca dos bugs e aos links sobre eles pode manter-se restrito até que uma maioria de utilizadores tiver actualizado. Também vamos manter restrições se o bug estiver presente numa biblioteca de de terceiros de que outros projectos dependem, que ainda não tenha sido actualizada.”

Esta nota sugere que algo de muito errado se passava com a versão anterior do Chrome e, possivelmente, também com algumas extensões ou utilitários. Traduzindo a nota para uma linguagem mais acessível, algo de muito significativo foi encontrado que obriga manter os seus detalhes privados por agora. Até pode ser possível que essa vulnerabilidade já esteja a ser activamente explorada. Muitos dos problemas que foram resolvidos na nova versão têm a ver com a manipulação da memória e erros de overflow, que são formas comuns usadas por quem faz malware para injectar código na memória do dispositivo de forma a permitir a execução arbitrária de código. Isto quer dizer que, ao conseguir explorar esta vulnerabilidade, pode-se vírus na memória do dispositivo.

Na foi dado nenhum detalhe acerca de quantas pessoas possam ter sido afectadas por esta vulnerabilidade, mas o número foi suficientemente alto para que a Google avisasse os utilizadores para actualizarem os seus browser imediatamente.

Para o fazer, clique nos três pontos que estão no canto superior direito da janela do browser, depois clique em ‘Definições’ e depois escolha a opção ‘Acerca do Chrome’. Se a versão do browser for antiga, o programa actualiza para a mais recente. Se aparecer uma mensagem de erro durante a actualização recarregue a página até conseguir actualizar.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version