Microsoft Laptop Studio

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Há já algum tempo que não ficava tão bem impressionado com um portátil, como fiquei com o novo Laptop Studio da Microsoft, uma máquina convertível, o que quer dizer que pode ser usada como tablet ou como um portátil normal. Mas, ao contrário do que acontece com outros computadores deste tipo, o Laptop Studio tem um ecrã com uma dobradiça a meio (na parte de trás), que lhe permite rodar sobre si próprio e cobrir completamente o teclado; em alternativa, poder ser usado em formato “tenda”.

Este computador também inclui uma caneta que pode ser guardada na parte da frente do computador, ficando presa através de um íman no espaço entre os dois níveis do chassis. Na realidade, o Laptop Studio não é muito fino, mas o “corpo” está dividido em duas partes: a inferior (onde estão os orifícios de refrigeração) tem uma área menor que a superior, onde estão o teclado, trackpad e as entradas. Isto dá a impressão de que é mais fino que o que aparenta.

O Laptop Studio foi criado a partir de uma peça de alumínio única, o que lhe dá um aspecto muito sofisticado, mas também o torna algo pesado (quase dois quilos). A qualidade da construção é praticamente perfeita e o único cuidado a ter é com a dobradiça na parte de trás do ecrã, porque o painel LCD é muito fino e tem de ser manuseado com algum cuidado.

Este portátil da Microsoft tem processador Intel de 11.ª geração (que pode chegar aos 3,3 GHz), 16 GB de RAM, um SSD de 512 GB e duas gráficas: uma Intel Graphics Xe integrada na CPU e uma GPU Nvidia RTX 3050 Ti com 8 GB de GDDR6.

Como não poderia deixar de ser, o sistema operativo é o Windows 11 – no entanto, é estranho ser a versão Home em vez da Pro, visto ser um computador cujo público principal são os profissionais. A experiência de utilização é muito agradável, a resposta das aplicações é bastante rápida e a experiência de desenho com a caneta também, além de ser e suave – só é pena que seja vendida em separado. Também gostei bastante do teclado, silencioso e preciso. Aliás, em si, o computador também não é muito barulhento, mesmo quando está em carga extrema.

A qualidade da imagem é a que a Microsoft nos habituou noutros modelos: o ecrã tem uma resolução de 2400 x 1600 e uma taxa de actualização máxima de 120 Hz. As cores são muito vivas, mas claro que tudo pode ser afinado pelo utilizador.

No que respeita às medições, o Laptop Studio destaca-se pela autonomia, que chegou às treze horas e meia, a melhor marca de 2022, até agora. Em todas as outras medições, feitas com o PCMark 10 e com o 3DMark, o Laptop Studio ficou no top 5 dos melhores que passaram por cá e até, em certos casos, no top 3.


Distribuidor: Microsoft

Preço: €2239


Benckmarks

  • PCMark 10 Produtividade: 7396
  • PCMark 10 Geral: 4542
  • PCMark 10 Bateria (Minutos): 811
  • 3D Mark Wildlife: 22 373

Ficha Técnica

Processador: Intel Core H35 i7-11370H de 11.ª Geração
Ecrã: 14,4” (2400 x 1600) com 120 Hz
Memória RAM: 16 GB LPDDR4x
Placa gráfica: Intel Iris Xe Graphics, Nvidia GeForce RTX 3050 Ti com 4 GB de memória dedicada GDDR6
Armazenamento: SSD 512 GB
Ligações: 2 x USB-C com USB 4.0/Thunderbolt 4, Surface Connect, jack de 3,5 mm, Wi-Fi 6 802.11ax, Bluetooth 5
Dimensões: 323,28 × 228,32 × 18,94 mm
Peso: 1,8 kg

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version