Liberte-se o hardware (right to repair)

Por: André Rosa
Tempo de leitura: 1 min

Olá a todos. Este mês, temos os primeiros avanços no direito a reparar equipamentos e ainda as políticas anti-copyright do YouTube.

A Comissão do Mercado Interno e da Defesa do Consumidor da Europa (IMCO) apresentou, no Parlamento Europeu, o seu relatório sobre o direito a reparar equipamentos, com vista à criação da legislação sobre o assunto. Ainda assim, o relatório fica um pouco aquém do que podia ser, mas é um primeiro passo. A própria Comissão Europeia está a ponderar propor um projecto de lei, também neste sentido, no terceiro trimestre de 2022; provavelmente, terá em consideração este relatório da IMCO. Veremos o que vai fazer – cá estaremos para analisar a proposta final.

Pelos lados do YouTube, já não bastava a quantidade de DMCA criada por bots, que não sabem distinguir o que é ou não fair use. Agora, foi a vez de ameaçarem legalmente os devs da app YouTube Vanced, que incluía uma série de funcionalidades que a app do YouTube não tinha, como também tinha um ad-block. Isto é grave, porque não tarda muito os plugins de ad-block serão os próximos ou então ainda atacam softwares, como o Pi-hole… enfim.

Seguir:
Eu sou empreendedor, programador de apps mobile e de backends php e político. Fundador e Secretário Geral do Partido Pirata Português e Co-Fundador da Simdea.pt. Sou apaixonado pelo que faço, e adoro ajudar as pessoas. Nada é mais gratificante do que fazer parte de uma equipa com interesses semelhantes.
Exit mobile version