HP Plus

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

Há muito que as empresas que fabricam impressoras descobriram que o dinheiro se ganha a vender tinteiros e toners e não na venda dos dispositivos de impressão. Quando, no início deste século, começaram a aparecer as empresas que voltavam a encher os tinteiros usados e, mais tarde, empresas que fabricam tinteiros compatíveis, os fabricantes começaram por colocar sistemas de identificação nas impressoras, que conseguiam distinguir entre um tinteiro original e um compatível. Este sistema de identificação podia, em muitos casos, inibir a impressão.

Mas, acabaram por descobrir, que esses sistemas acabavam por alienar os utilizadores, por isso começaram a adoptar outras estratégias para manterem os utilizadores a comprarem os consumíveis originais.

Umas empresas deixaram de fabricar tinteiros de todo, optando por colocar depósitos de tinta que podem voltar a ser cheios com recurso a um frasco. Isto fez com que o preço da tinta baixasse porque dispensou a embalagem e a electrónica envolvida num tinteiro tradicional.

Outras, como a HP, optaram por uma solução diferente: tinta por assinatura. Este sistema, chamado Instant Ink, usa a ligação à Internet da impressora para detectar que o tinteiro está a ficar sem tinta para enviar automaticamente um tinteiro novo ao cliente.

A partir deste sistema, a HP criou o HP Plus (ou HP+), que vai para além do serviço de subscrição de tinteiros.

Quando compra uma impressora com HP Plus, o cliente tem direito a usufruir do serviço Instant Ink durante seis meses, sem custos adicionais. Mas, como foi mencionado, o HP Plus é mais do que isso.

Quem optar por esta solução, terá também direito a mais um ano de garantia para o dispositivo de impressão que escolheu. Poderá também imprimir através da Internet em qualquer lugar através da aplicação da HP Smart. Esta funcionalidade é interessante, porque, quando a usa, as folhas só são impressas no momento em que o utilizador estiver perto da impressora.

A solução HP Plus, também inclui um dashboard que permite a visualização e gestão da impressora e monitorização de segurança do dispositivo. Outro componente das funcionalidades online é o Smart Cloud Resilience, que serve para detectar e corrigir problemas de impressão antes deles afectarem o trabalho.

A HP Plus é gratuita e a única condição que a HP impõe para que tudo funcione, é o compromisso que o utilizador tem de fazer em utilizar consumíveis originais HP. Mas, não obriga a fazer um contrato de serviço Instant Ink. O sistema deixará de funcionar automaticamente se o dispositivo de impressão detectar que foram usados tinteiros, ou toners, que não sejam originais.

Pode-se aderir à HP Plus em qualquer altura?

Se, quando a impressora for instalada pela primeira vez, o utilizador não escolher usar a HP Plus, já não pode inscrever-se mais tarde. A única forma de poder usufruir deste sistema, é comprando outra impressora ou multifunções compatível com esta solução.

Dispositivos de impressão compatíveis com HP Plus

Em Portugal estão disponíveis quatro dispositivos de impressão compatíveis com HP Plus:

HP DeskJet 4100e

HP Envy 6400e

HP OfficeJet Pro 9025e

HP LaserJet M234

A HP vai acrescentar mais modelos à lista de compatibilidade com a HP Plus.

Exit mobile version