Este dispositivo do tamanho de uma mala consegue converter água do mar em água potável

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 1 min
2021 World Water Day Judges Choice: Creative Communication - Portable Desal. Unit For Hydration

Uma equipa do MIT, desenvolveu um dispositivo de dessalinização de água portátil, que é capaz de converter água do mar em água potável com um nível de pureza que excede os padrões de qualidade da Organização Mundial de Saúde. O dispositivo pesa menos de 9 quilos e pode ser alimentado através de um painel solar.

Em vez de usar um conjunto de filtros para remover o sal da água, este dispositivo usa uma técnica chamada polarização de concentração iónica (Ion Concentration Polarization, ou ICP), que usa electricidade para filtrar as moléculas de sal, vírus e bactérias.

De seguida, é usada outra técnica chamada electrodiálise para eliminar qualquer sal que tenha escapado à filtragem ICP.

Este dispositivo funciona com sólidos dissolvidos ou em suspensão e como não usa filtros, as necessidades de manutenção deste dispositivo são muito reduzidas.

O protótipo consegue produzir cerca de 0,2 litros de água por hora. Nos testes, foi possível encher um copo de água em cerca de 30 minutos.

A ideia é poder utilizar dispositivos deste tipo em zonas com poucos recursos hídricos, após desastres naturais e pelo exército.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version