Canon lança primeiras câmaras EOS R com sensores APS-C

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 6 min

A Canon acaba de anunciar o lançamento de dois novos modelos da família de câmaras EOS R, as novas EOS R7 e EOS R10. Estes modelos diferenciam-se dos já existentes por estrearem dois novos tipos de sensores de imagem, totalmente novos, mas de formato APS-C, em vez do habitual formato Full-Frame (35mm) utilizado pelas restantes câmaras da gama EOS R.

Inspirada nas (ainda) extraordinárias capacidades da EOS 7D, a nova EOS R7 foi desenvolvida para tendo em conta as necessidades de fotógrafos de vida selvagem e de desporto, que exigem uma excepcional capacidade de captação de imagens em movimento, com um sistema de focagem automática de última geração.

O sensor desta nova EOS R7 utiliza uma resolução máxima de 32.5 milhões de pixéis, sendo este capaz de captar até 30 fotogramas por segundo com o obturador electrónico, ou 15 fps com obturador mecânico. Este sensor incluí ainda sistema de estabilização de imagem (IBIS) de até 8 passos.

Relativamente à EOS R10, esta utiliza um sensor, também ele totalmente novo, com 24.2 MP, capacidade de captar até 23 fps com obturador electrónico ou 15 fps com obturador mecânico, e estabilização de imagem digital (Movie Digital IS).

Ambos os sensores integram a tecnologia Dual Pixe CMOS AF II, que em conjunto com a tecnologia Deep Learning, conseguem acompanhar melhor objectos em movimento, como veículos, animais e pessoas, com detecção precisa de cabeças, rostos e olhos. Ambas recorrem à tecnologia Touch and Drag AF, com a EOS R7 a estrear o novo multicontrolador AF, que combina uma roda de seleção com um comando.

Em termos de captação de vídeo, ambas as EOS R7 e R10 são capazes de gravar vídeo em 4K a 60 fps, mas a EOS R10 faz essa captação através de um recorte da área total do sensor, o que não acontece na EOS R7. Quando utilizada a velocidade de 30 fps, a EOS R10 utiliza uma amostragem de 6K, com a EOS R7 a usar uma amostragem de vídeo 7K, garantindo ambas uma maior definição e maior detalhe.

A EOS R7 tem a particularidade de ser a primeira câmara EOS com sensor APS-C a conseguir utilizar Canon Log 3 e Cinema Gamut. Ambas conseguem gravar vídeos com mais de 30 minutos cada, e mais de uma hora a gravar vídeo 4K a 60 fps sem problemas de sobreaquecimento.

Relativamente às objectivas, as novas EOS R7 e R10 são as primeiras a conseguirem tirar partido das novas objectivas de kit RF-S, sendo o sufixo “S” representativo da necessidade de utilização de um sensor APS-C, sem efectuar recorte da imagem, tal como acontecia com a gama de objectivas EF e EF-S.

Para já foram apenas reveladas duas objectivas RF-S de kit, a RF-S 18-45mm f/4.5-6.3 IS STM e a RF-S 18-150mm f/3.5-6.3 IS STM, sendo esta última a escolha ideal para uma utilização mais versátil. Naturalmente que poderá utilizar as restantes 26 objectivas RF existentes, que estão disponíveis entre os 5.2mm e os 1200mm.

Principais Características da EOS R10 Principais Características da EOS R7
· Sensor APS-C 24.2 megapixels

· Obturador mecânico contínuo de 15fps, 23fps com obturador eletrónico

· Deep Learning e Dual Pixel CMOS AF II

· 4K 60p (cropped) e amostragem de vídeo 4K 30p a partir de 6K

· Movie Digital IS

· Sensor APS-C 32.5 megapixels

· Obturador mecânico contínuo de 15fps, 30fps com obturador eletrónico

· Deep Learning e Dual Pixel CMOS AF II

· 4K 60p e amostragem de vídeo 4K 30p a partir de 7K

· IS Integrada (IBIS) de até 8 passos

 

Principais Características da RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM Principais Características da RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM
· Objetiva RF-S zoom padrão com distância focal 29 – 72mm (equiv. 35mm)

· Mecanismo de retração de objetiva para um design compacto

· Estabilização ótica integrada com controlo coordenado para 6.5 passos quando utilizada com a EOS R7

· STM de tipo parafuso para uma AF de vídeo suave

· Correção de distorção e aberração cromática minimizada

· Objetiva RF-S zoom de alta ampliação com distância focal 29 – 240mm (equiv. 35mm.)

· Ampliação máxima de 0.59x no modo MF

· Estabilização ótica integrada com controlo coordenado para 7 passos quando utilizada com a EOS R7

· STM de tipo parafuso para uma AF de vídeo suave

· Correção de distorção e aberração cromática minimizada

A Canon Portugal não indicou data de chegada ao mercado, nem PVP recomendado, embora nos mercado norte-americano, estejam a ser disponibilizadas, para reserva, por 1499 dólares para a EOS R7 (só corpo) e 1099 dólares para a EOS R10 (só corpo).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version