Anúncios em áudio: a tendência que revolucionou o mercado do mobile gaming

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min
Imagem - Pixabay

Se há algo que parece transversal entre os utilizadores de smartphones é o seu interesse pelos jogos para mobile. Seja em Portugal ou em qualquer parte do globo, o setor do gaming conquistou pela pluralidade das suas funções, chegando mesmo a surgir dispositivos totalmente desenvolvidos para o propósito. Com esta tendência em ascensão, os olhos das organizações também se voltaram para estas ferramentas, analisando o seu percurso, potencialidades e contributo para o mercado.

Entre elas encontra-se a Adsmovil, uma empresa direcionada para publicidade no virtual, que relacionou os games com os seus respetivos anúncios – ocorrência comum principalmente entre jogos gratuitos. E ainda que alguns jogadores online demonstrem uma determinada aversão a este tipo de promoções, parece que os anúncios em áudio não os impedem de se divertirem nestas apps.

Publicidade com som aproxima-se dos utilizadores das apps

Segundo dados divulgados pela Adsmovil, seis em cada dez jogadores mobile afirmam que as publicidades com som não afetam negativamente a sua jogabilidade. Isto quer dizer que, em média, 60% dos gamers jogam com frequência, independentemente de surgirem ou não anúncios deste tipo.

Efetivamente, os jogos para smartphones têm conquistado o seu espaço, assumindo-se como um dos focos do mercado dos games em geral. Alinhado com este fenómeno, também cresce o segmento dos anúncios, revolucionando por completo os seus formatos.

É neste ponto que se destacam os áudios de anúncios que, ao contrário do seu modelo típico, vão aparecendo enquanto o utilizador joga, sem interromper a imagem que aparece no ecrã.

Também conhecido como áudio in-game, este conceito não é apenas revolucionador para o setor dos jogos, mas principalmente para a publicidade, já que incentiva positivamente o número de cliques.

Por outro lado, esta é uma oportunidade das marcas comunicarem mais eficientemente com o seu público sem comprometerem a visão da audiência sobre si, chegando a ser testadas por plataformas como o YouTube.

Aplicações e anúncios a pensar nas suas necessidades

O crescimento dos jogos mobile apresenta impactos em diversas áreas de negócio, incentivando as próprias marcas de telemóveis a adaptarem as suas criações. É neste contexto que surgem os telemóveis gamers, como é exemplo o Legion Phone Duel ou o ASUS ROG Phone 3.

No entanto, estes dispositivos não se limitam a jogos, já que o próprio mercado das apps em geral tem vindo a conquistar os portugueses. Desde aplicações para ambiente profissional até opções para auxiliá-lo nas pequenas tarefas do quotidiano, existem aplicações para todos os propósitos, e muitas delas com anúncios que se direcionam para o seu perfil digital.

Foto: ExpressVPN

No domínio da segurança da informação destaca-se a Bitwarden que, disponível para Android e iOS, é um gestor para as suas palavras-passe. Entre outras coisas, estes gestores auxiliam a ter atenção com as suas contas e a evitar as senhas mais comuns por país, uma medida necessária enquanto navega online.

Por outro lado, também parece existir um foco nas apps de videochamada, principalmente desde a popularização do teletrabalho. Aqui surgem exemplos como o ZOOM ou Microsoft Teams, alguns dos prediletos dos portugueses. Além disso, as redes sociais continuam em força, com a Houseparty e o TikTok como as tendências deste domínio.

No fundo, as apps são já uma extensão dos portugueses, fruto da difusão dos smartphones. Caminhando de mãos dadas com o mercado da publicidade, a verdade é que pode encontrar aplicações para todas as suas necessidades, assim como anúncios direcionados para os seus interesses.

Exit mobile version