4 programas para fazer backups dos seus dados em Windows

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Foto Art Wall - Kittenprint - Unsplash

Toda a gente sabe que é necessário fazer cópias de segurança regulares dos conteúdos que estão nos suportes de dados dos nossos computadores.

O sistema de cópias de segurança integrado no Windows funciona, mas não é muito prático e está uns furos abaixo de coisas como o Time Machine da Apple, que funciona de uma forma automática e transparente.

O sistema que a Microsoft oferece é uma confusão de pontos de restauro, discos de recuperação e uma funcionalidade de cópias de segurança que pouco mudou desde os tempos do Windows 7. Há sempre a hipótese de se fazerem cópias de segurança online, mas são sempre mais lentas e menos flexíveis que as aplicações que fazem cópias de segurança locais.

Por isso, aqui estão 4 sugestões de programas que prometem manter os seus dados seguros caso o seu disco (ou SSD) decida entregar a alma ao criador.

R-Drive Image 7

Este programa consome poucos recursos no computador e é altamente fiável em todas as tarefas relacionadas com as cópias de segurança. A versão mais recente oferece uma interface mais moderna e mais tipos de cópias de segurança.

Para além da possibilidade de se fazerem cópias de segurança tradicionais, o R-Drive também permite copiar um disco rígido para outro, gerir partições e fazer imagens das suas drives.

O R-Drive está disponível numa versão de testes de 30 dias, a versão completa custa 44,95 dólares.

Site do R-Drive Image

Acronis Cyber Protect Home Office

Acronis Cyber Protect Home Office é o novo nome do clássico Acronis True Image, oferece as mesmas funcionalidades completas da versão anterior (como a criação de imagens dos discos e a possibilidade de se fazerem cópias de segurança de pastas e ficheiros individuais), mas também mais algumas, como um antivírus que verifica os ficheiros e as cópias de segurança e a possibilidade de se fazerem cópias de segurança para a nuvem em conjunto com as cópias locais.

O Acronis está disponível em versão de demonstração. A versão completa custa 49,99 dólares.

Site do Cyber Protect Home Office

Retrospect Solo

Este programa de cópias de segurança inclui um rastreador de vírus que verifica se os ficheiros que vão ser copiados estão limpos antes de os incluir no backup.

O software tem uma funcionalidade de restauro de ficheiros inteligente que apenas restaura os ficheiros que estavam presentes num determinado volume de forma a não restaurar ficheiros que não sejam necessários. Tal como outras aplicações deste género também permite a criação de um suporte de arranque para o caso de o disco deixar de funcionar e seja necessário repor ficheiros num disco novo.

O Retrospect Solo tem uma versão de teste gratuita, a versão completa pode ser adquirida por 41 euros.

Site do Retrospect Solo

AOMEI Backuppper 6 Standard

Este é um programa para fazer cópias de segurança gratuito, que oferece funcionalidades de cópia de ficheiros, clonagem de discos e sincronização de ficheiros.

Este programa também está disponível em versões pagas e as únicas diferenças são a menor velocidade de execução, não permitir fazer cópias de segurança para CD ou DVD, encriptação das cópias de segurança e os backups diferenciais.

Site do Backupper 6

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version