Windows 11 vai permitir ver o conteúdo dos ficheiros sem ter de usar uma aplicação

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Microsoft vai integrar no conjunto de aplicações PowerToys, uma nova funcionalidade chamada ‘Peek’ que vai dar aos utilizadores do Windows 11 a possibilidade de anteverem o conteúdo de ficheiros directamente no sistema operativo, sem necessidade de usarem uma aplicação que consiga abrir esses ficheiros. Esta nova funcionalidade é semelhante à ‘Quick Look’, uma das mais úteis do macOS, que está presente no sistema operativo do Mac há já bastante tempo.

Se não não conhecer esta funcionalidade do macOS, a ‘Quick Look’ permite a um utilizador antever rapidamente o conteúdo de um ficheiro, seleccionando-o com um clique e depois premindo a barra de espaços. Como se percebe, esta capacidade é muito útil quando é preciso ver rapidamente o conteúdo de muitos ficheiros que tenham nomes parecidos, como textos, imagens ou vídeos.

A ‘Quick Look’ permite ainda ampliar ou reduzir a visualização, alterar o tamanho da janela de pré-visualização, rodá-la, editar certos conteúdos rapidamente com ferramentas básicas, antever vários ficheiros numa grelha e partilhá-los directamente.

Esta funcionalidade está presente no macOS desde 2007 a partir do macOS X 10.5 Leopard. Por isso é de estranhar que a Microsoft tenha demorado tanto tempo a desenvolver algo semelhante para utilização no Windows.

A funcionalidade ‘Peek’ que vai ser integrada nos PowerToys, funcionará quase da mesma maneira que as versões iniciais da ‘Quick Look’: para fazer a antevisão de um ficheiro, basta seleccioná-lo com um único clique e depois prime-se a combinação de teclas Shift e Barra de Espaços. As funcionalidades adicionais que a ‘Quick Look’ oferece, como a alteração da janela de pré-visualização, edição ou partilha de ficheiros não vai estar disponíveis na primeira versão da ‘Peek’.

Os PowerToys são um conjunto de funcionalidades experimentais (e gratuitas) para o Windows, que não são incluídas nas actualizações normais do sistema operativo. A nova funcionalidade ‘Peek’ vai funcionar exclusivamente no Windows 11 e a Microsoft ainda não publicou uma data concreta para o seu lançamento.

Esta não é a primeira vez que uma funcionalidade do macOS foi adoptada nos PowerToys. Por exemplo, a ‘PowerToys Run’ foi inspirada pela funcionalidade ‘Spotlight’ do macOS.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version