Português entra para grupo responsável pela aquisição de supercomputadores em toda a Europa

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©FCCN / MACC

Pedro Vieira Alberto, director do Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra, é o novo membro do Infrastructure Advisory Group (INFRAG). Este organismo pertence ao EuroHPC, uma parceria público-privada que tem como objectivo tornar a Europa líder em tecnologias de supercomputação.

Em concreto, o INFRAG faz a assessoria do Conselho de Administração do EuroHPC no que respeita à «aquisição e operacionalização de supercomputadores» no Velho Continente. Este grupo é ainda responsável por criar e actualizar «regularmente a proposta de agenda estratégica plurianual» para estas aquisições.

O também professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra passa, assim, a ser um dos doze membros do INFRAG.

Pedro Vieira Alberto diz que esta nomeação é um prémio: «Trata-se de um reconhecimento do trabalho desenvolvido na UC na área da supercomputação e é uma forma de poder estar perto dos centros de decisão europeus e contribuir para o desenvolvimento e aplicações da computação de alto desempenho».

©Universidade de Coimbra | Pedro Vieira Alberto é o novo membro do INFRAG.

Actualmente, Portugal é a casa de um dos supercomputadores que está sob a alçada do EuroHPC: o Deucalion (imagem de destaque, em cima), que está em desenvolvimento no Minho Advanced Computing Centre.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version