Microsoft testa nova funcionalidade de segurança para Windows 11 que usa IA para detectar malware

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Microsoft disponibilizou recentemente aos participantes do programa de testes de software Windows Insider, uma nova funcionalidade de segurança chamada Smart App Control. Esta funcionalidade usa inteligência artificial para detectar e bloquear programas suspeitos de conterem vírus ou outro malware. Como está ainda em fase de testes, neste momento ainda é necessário fazer uma reposição do Windows para que possa ser usada.

Quando está ligado, o Smart App Control utiliza inteligência artificial e uma base de dados de conhecimentos na cloud para verificar todas as aplicações que são executadas, bloqueando todo o software que saiba que não tem assinatura digital, não é conhecido ou que seja malware já identificado. Não existe nenhuma hipótese de criar uma lista de permissões de execução de software suspeito (whitelist), por isso os programadores terão de assinar digitalmente todas as aplicações para que possam ser executadas sob o novo sistema.

Para já, nem todos os participantes no Windows Insider podem activar o Smart App Control. Apenas os utilizadores que estão a usar a build 22567, ou posterior, têm esta opção disponível na secção ‘Segurança do Windows’ da definição ‘Segurança e privacidade’. A opção está desligada por defeito. No entanto, para a ligar, terá de ser feita uma instalação limpa ou uma reposição total do Windows,

Quando se liga o Smart App Control, a funcionalidade fica automaticamente em modo de avaliação. Durante este período, o Windows verifica se são utilizadas muitas aplicações que possam ser bloqueadas pelo Smart App Control. Se for o caso, a funcionalidade mantém-se inactiva, mas o utilizador pode ligá-la manualmente.

A build 22567 do Windows para o programa Windows Insider também adicionou outras funcionalidades, como a que permite calendarizar actualizações do sistema operativo para os períodos em que a rede eléctrica está a ser fornecida através de meios renováveis e melhoramentos ao sistema de ligação a smartphones Android e à gestão de subscrições.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version