HP Envy 13 x360

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Por se tratar da linha Envy, este portátil convertível da HP demonstra ter uma qualidade de construção e um design mais cuidado que as restantes gamas da marca (tirando a Elite), sendo o corpo inteiramente metálico, neste caso com um acabamento dourado. Este HP tem um mecanismo com duas dobradiças, que permitem rodar o ecrã 360 graus, transformando aquilo que parecia ser um tradicional (mas elegante) ultrabook num tablet. Para isto, foi fundamental o recurso a um ecrã táctil de 13,3 polegadas, que graças ao painel IPS, garante uma boa reprodução das cores (100% do espectro sRGB) e bons ângulos de visualização. Contudo, em ângulos menos directos, é notória a presença do vidro de protecção (Gorilla Glass NBT), com os sensores tácteis a alguma distância do painel IPS, o que por sua vez contribui também para que haja reflexos, mas apenas nessas situações.

Corpo compacto
Para garantir este visual compacto, a HP teve de se conter no número de ligações: temos apenas um leitor de cartões Micro SD, uma entrada jack de 3,5 mm para auscultadores, uma porta USB-C 4 compatível com a tecnologia Thunderbolt 4 e DisplayPort 1.4, duas USB 3.2 Gen1 (5 Gbps) e uma entrada para o alimentador externo. Continuamos a não perceber a razão pela qual a HP ainda não adoptou a utilização de uma alimentação USB-C, especialmente se tivermos em conta que o alimentador fornecido é de 65 W.

O sistema de som, como é habitual na gama Envy, foi optimizado pela Bang & Olufsen, sendo muito bom na sua definição, mas marcadamente vago em termos de presença, pela inexistência de baixos.

Este portátil conta ainda com uma peculiar webcam no topo do ecrã, que inclui um obturador activado através de um botão, existindo outro que permite desligar o microfone, garantindo assim privacidade total. Finalmente, destaque para a presença de uma caneta digital MPP2.0 Tilt Pen, que pode não ser disponibilizada, enquanto conjunto, em todos os pontos de venda.

Configuração básica
O HP Envy 13 x360 traz um Intel Core i7-1165G7 de quatro núcleos que trabalha com 16 GB de memória RAM LDPPR4x e um SSD NVMe de 512 GB. O facto de usar apenas a controladora gráfica integrada, uma Intel Iris Xe Graphics, fez com que os resultados dos testes fossem apenas adequados à configuração presente. Os valores estão longe de ser uma referência, embora tenhamos obtido resultados superiores aos do mais caro HP Specte x360, que tem uma configuração similar.

A bateria garantiu pouco mais de dez horas de autonomia, um número que está longe da exagerada estimativa da HP, que anuncia até dezassete horas e meia para este modelo. Mais uma vez, se a HP tivesse tido a coragem de apostar numa plataforma AMD (existem duas configurações internacionais assim), teríamos obtido um melhor desempenho e uma maior autonomia.


Distribuidor: HP

Preço: €1119


Benchmarks

  • PCMark 10 Geral – 4757
  • PCMark 10 Productivity – 6984
  • PCMark 10 Battery Modern Office – 618 minutos
  • 3D Mark Wildlife – 10 642

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-1165G7 a 2,8 GHz
Memória: 16 GB DDR4
Armazenamento: 512 GB SSD NVMe
Placa Gráfica: Intel Iris Xe Graphics
Ecrã: 13,3” táctil IPS (1920 x 1080)
Ligações: 2 x USB 3.2 Gen1, USB-C 4 (Thunderbold 4), Micro SD, jack 3,5 mm
Dimensões: 306,5 x 194,6 x 11,6 mm
Peso: 1,82 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version