Fritz!Box 4060

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Para todos aqueles a trabalhar a partir de casa, seja em modo totalmente remoto ou híbrido, mas que estejam fartos das limitações do router dos seus operadores, a AVN lançou o Fritz!Box 4060. Este router – que, em termos de nomenclatura, deveria ser “inferior” aos anteriormente testados 6850, 7530 e 7590 – é, na realidade, superior a todos estes modelos, especialmente se tivermos em conta o seu elevado desempenho e parte das suas características.

Com um visual mais tradicional, o Fritz!Box 4060 tem agora um formato vertical, com um botão de ligação (WPS) frontal e quatro díodos LED de diagnóstico; no painel traseiro estão uma entrada para o alimentador externo, uma porta WAN 2.5 GbE, três Gigabit Lan e uma ligação USB 3.0. A WAN 2.5 GbE tem dupla funcionalidade: pode servir de entrada de sinal de rede, ligando-se directamente ao seu modem DSL, de cabo ou de fibra óptica; e pode trabalhar como quarta porta LAN “normal” se utilizar, por exemplo, a ligação USB 3.0 disponível com um dongle LTE. Esta porta USB, porém, pode ser igualmente usada para ligar uma impressora, que ficará assim partilhada por todos os dispositivos numa casa, bem como uma pen USB ou disco externo, actuando o Fritz!Box como NAS doméstico. Todas estas funções podem ser facilmente geridas através do já conhecido sistema operativo Fritz!OS, que está agora na sua versão 7.29, bem como através da aplicação móvel Fritz!App, disponível para Android e iOS.

Contudo, a grande novidade é a implementação da rede Wi-Fi 6 802.11ax MU MIMO que, no caso deste router, está disponível nas bandas de 2,4 GHz (até 1200 Mbps) e em duas de 5 GHz (até 2400 Mbps, cada). Esta solução é perfeita para quem queira recorrer à tecnologia Wi-Fi Mesh, utilizando uma das bandas de 5 GHz para comunicar com os restantes pontos de acesso, deixando a outra de 5 GHz para os seus dispositivos.

Em termos de desempenho, notámos uma melhoria significativa face a outros modelos testados, não só na velocidade como no alcance da rede, o que se traduz num sinal estável e rápido (mesmo numa divisão da casa oposta à localização do router), com 100 Mbps na banda 2,4 GHz e 288 Mbps na de 5 GHz, face aos 44 Mbps e 156 Mbps (respectivamente) registados com um Fritz!Box 7530, nas mesmas condições.


Distribuidor: FRITZ!Box

Preço: €276,74


Ficha Técnica

Padrões de rede sem fio: Wi-Fi 6 802.11 ax/ac/n/g/a
Bandas Wi-Fi: 2,4 GHz, 2x 5 GHz
Segurança Wi-Fi: WEP, WPA, WPA2, WPA-PSK, WPA2-PSK, WPA3
Ligações: 2,5 GbE WAN, 3 x RJ45 Gigabit LAN, USB 3.0
Dimensões: 210 x 170 x 81 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version