Bang & Olufsen Besound Level

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

A Level é uma das mais elegantes colunas portáteis da dinamarquesa Bang & Olufsen, sobretudo na cor que a marca nos enviou para teste: em dourado (Gold Oak). Existe um modelo em prateado, mas acaba por não fazer jus ao trabalho que a Bang & Olufsen teve na concepção deste sistema de som. Isto acaba por se tornar mais notório na parte frontal da Level, feita com uma grelha em madeira, que no modelo mais escuro é substituída por uma rede têxtil cinza escura.

Esta coluna pode ser usada na vertical ou na horizontal, sendo que na primeira configuração é surpreendentemente estável para um equipamento que tem um perfil tão estreito (apenas seis centímetros); uma funcionalidade mesmo ‘à B&O’ é a que muda a configuração do som tendo em conta a posição da coluna.

Se no aspecto visual e no som a Level ganha pontos, perde vários na app usada para gerir e fazer a configuração, que continua a ser o calcanhar de Aquiles das colunas Bang & Olufsen: como escrevemos no teste à Emerge, na edição passada, é pouco intuitiva e estraga a experiência de utilização, sobretudo quando nos queremos ligar a contas de serviços de streaming – o exemplo mais gritante é do da Apple, em que a aplicação obriga a usar o iTunes e não a Apple Music, o que faz com que não consigamos ouvir as nossas playlists que estão neste serviço. A alternativa é usar o AirPlay, o modo Chromecast da Google ou o Bluetooth.

No que respeita ao som, tudo depende de como usarmos a app (aqui, sim, bastante útil) para definir (ou criar) um modo de audição, que vai regular graves, agudos, tendo em conta parâmetros pré-definidos como Acolhedor ou Energético – por exemplo, este último coloca os graves em “destaque”. A marca tem de rever urgentemente o modo de funcionar na app, pois acaba por influenciar de forma negativa a nossa “relação” com colunas que têm uma qualidade assinalável de construção e de som.

Nota: 3/5
bang-olufsen.com | €1599

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version