Asus ROG Rapture GT-AX6000

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A Asus lançou mais um router com Wi-Fi 6 sob a marca de hardware para jogos, a Republic of Gamers (ROG). Ao contrário dos anteriores, que tinham uma forma quadrada, rodeada por um conjunto de antenas, o novo Rapture GT-AX6000 é rectangular, com uma antena em cada canto.

Nos lados mais longos do rectângulo, estão as seis entradas RJ-45, as quatro Gigabit Ethernet, uma WAN de 2,5 Gbps e mais uma para a rede local, também com 2,5 Gbps. Há ainda USB, USB 3.0 e USB 2.0, que servem, por exemplo para ligar impressoras que não tenham Wi-Fi, ou discos externos.

No lado oposto estão os habituais LED de indicação de actividade. Na tampa superior está o inevitável logo ROG com iluminação LED, comum em praticamente todo o hardware para gaming, e aqui compatível com o software de programação Aura da Asus.

Este router tem um processador de quatro núcleos Broadcom a 2 GHz, 1 GB de memória RAM e 256 MB de armazenamento flash para o firmware e configurações.

No campo do software, o Rapture GT-AX6000 traz algumas soluções interessantes, como por exemplo a possibilidade de juntar uma das entradas gigabit com uma das entradas de 2,5 Gbps WAN, para chegar aos 3,5 Gbps na ligação à Internet (não existem é muitas operadoras com velocidades destas). Nas redes locais, também é possível agregar duas ligações gigabit para uma ligação única de 2 Gbps. O software disponibiliza ainda uma firewall com SPI, servidor DHCP, bloqueio de tráfego de dispositivos infectados, controlos parentais e compatibilidade com VPN.

No que toca às ligações Wi-Fi, este router é compatível com as normas IEEE802.11 a/b/g/n/ac/ax e permite velocidades até aos 6 Gbps. Esta velocidade está dividia entre 1148 Mbps na banda dos 2,4 Ghz e 4804 Mbps na banda dos 5 Ghz. Ainda neste campo, se o utilizador ligar, por exemplo, uma consola de jogos na entrada LAN 1, fica automaticamente com a prioridade máxima no tráfego de rede.

Outras funcionalidades do sistema Wi-Fi incluem uma tecnologia Asus de amplificação que serve para que o sinal chegue nas melhores condições a todo o lado. Se não for suficiente, este router pode também ser integrado numa rede mesh, que usa dispositivos-satélite para uma cobertura mais eficaz de todo o espaço onde está instalado.

Testei este router na redacção (um open space) e consegui velocidades de transferência de dados dentro da rede Wi-Fi muito perto das anunciadas, cerca de 5,5 Gbps em Wi-Fi 6. Nas ligações WAN não passámos de 1 Gbps, o limite da nossa ligação à Internet.


Distribuidor: Asus

Preço: €420


Ficha Técnica

Normas Wi-Fi: IEEE 802.11a/b/g/n/ac/ax
Velocidade: 2,4 GHz AX: 4×4 (Tx/Rx) 1024 QAM 20/40MHz, até 1148 Mbps;
5 GHz AX: 4×4 (Tx/Rx) 1024 QAM 20/40/80/160MHz, até 4804 Mbps
Processador: Broadcom de quatro núcleos a 2 GHz
Memória: 256 MB Flash, 1 GB RAM
Ligações: 2 x RJ45 a 2,5 Gbps (1 WAN), 4 x RJ-45 Gigabit para LAN, USB 3.2 Type-A, USB 2.0 Type-A

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version