Windows 11 vai ter um novo software de edição de vídeo chamado Clipchamp

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O Windows Movie Make pode estar morto e enterrado, mas o Windows 11 vai ter em breve um sucessor chamado Clipchamp. A mais recente actualização do Windows distribuída aos membros do programa de testes Insider também inclui melhoramentos à funcionalidade de busca do sistema operativo.

Os participantes no programa Insider que estão no Dev Channel acabaram de receber a build 22572 do Windows 11, que, embora não inclua nenhumas novas funcionalidades, tem duas novas aplicações que em breve farão parte integrante do Windows 11 quando se instala o sistema operativo.

Uma destas aplicações chama-se Clipchamp, uma aplicação de edição de vídeos que a Microsoft adquiriu no ano passado por um valor que não foi divulgado. Na altura, a Microsoft disse que queria integrar a aplicação no conjunto de aplicações de produtividade Microsoft 365 e talvez até integrá-la directamente no próprio Windows.

O Clipchamp não é tão poderoso como o Adobe Premiere ou o DaVinci Resolve, mas pode ser útil para a maioria dos utilizadores do Windows, porque como não tem tantas funcionalidades como estes dois programas é mais fácil de usar por quem não tiver experiência em edição de vídeo.

O Clipchamp oferece uma combinação de modelos predefinidos, uma biblioteca de imagens de arquivo, filtros, estilos e efeitos de transição para permitir a criação de vídeos com facilidade.

Os vídeos podem ser exportados directamente para as redes sociais a partir da aplicação e a Microsoft acrescentou uma funcionalidade de narração com sintetização de voz, baseada na tecnologia Azure, que permite fazer narrações dos vídeos em mais de 70 idiomas. A aplicação também está integrada com o serviço OneDrive, o que permite a gravação directa dos vídeos neste serviço de armazenamento na nuvem.

Este programa já pode ser instalado através da loja Microsoft.

A segunda aplicação que via fazer parte integrante do Windows 11 é a Microsoft Family Safety, que reúne os controlos parentais de todas as contas Microsoft num único local. Esta aplicação é semelhante às aplicações que já existem para Android iOS e só virá pré-instalada no Windows 11 Home.

A Microsoft diz que também vai começar a testar uma actualização para a funcionalidade de busca do Windows. Esta actualização actualiza periodicamente o campo de busca do Windows, que está no menu ‘Início’ com conteúdos como feriados, aniversários, ilustrações entre outras coisas, que serão mostradas à direita. As buscas recentes serão mostradas do lado esquerdo. As novas funcionalidades vão poder ser desligadas.

Para além destas novidades, a versão mais recentes do Windows 11 inclui várias resoluções para problemas identificados e algumas alterações cosméticas na Fila de Impressão e no alinhamento de alguns ícones.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version