Sony lança nova objectiva FE PZ 16-35mm f/4 F com zoom motorizado

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Sony acaba de reforçar a sua família de objectivas E-mount, que contam agora com a sua 66ª objectiva, com a chegada da novíssima FE PZ 16-35MM f/4.0. Esta objectiva tem a curiosidade de ser o modelo com zoom motorizado e formato grande angular mais leve (353 gramas) e compacta do mercado, sem que isso influencie negativamente o seu desempenho, tanto óptico como a nível da precisão do sistema de focagem automática.

Concebida para satisfazer as necessidades dos mais exigentes criadores de conteúdos, esta objectiva conta com uma abertura f/4.0 constante em toda a sua amplitude, de 16 a 35 mm. Recorrendo a lentes Sony G, estas garantem um excelente comportamento, que permitirá captar sempre imagens com uma óptica qualidade.

Apesar de dispor de um sistema de zoom robotizado, este tem uma actuação totalmente interna, uma vez que o comprimento total do cilindro da objectiva se mantém constante durante a focagem e o zoom. Isto torna esta objectiva perfeita para câmaras de corpo compacto, como os modelos da série Alpha 7 e as câmaras de Cinema mais compactas, as FX3 e FX6.

Opticamente, esta objectiva recorre a 12 grupos com 13 elementos de lente, sendo estes compostos por dois elementos AA (Asféricos avançados), um elemento asférico padrão, um elemento de vidro Super ED (dispersão extrabaixa) e um elemento de vidro ED, bem como um elemento asférico ED. Toda esta combinação de elementos têm como função reduzir os efeitos de aberração cromática, típicos de objectivas zoom, bem como controlar a aberração esférica da imagem nas amplitudes mais elevadas (16 mm).

O motor zoom motorizado recorre a quatro motores lineares XD, que oferecem um controlo suave e linear, sendo estes acompanhados por dois motores lineares XD de alto impulso para o ajuste do sistema de focagem automática. A actuação de todos estes elementos foi optimizada para garantir um funcionamento isento de ruídos e de vibrações, algo que esperamos comprovar brevemente numa futura análise a esta nova objectiva da Sony.

Perfeita para captar conteúdos fotográficos, bem como vídeos a 4K e 8K, esta FE PZ 16-35MM F4 G dispõe de três aneis de controlo (zoom, focagem e abertura), bem como de um botão para ajustar entre modo de focagem manual e focagem automática, um botão para regulação do zoom motorizado de forma digital, e um botão de fixação de focagem.

Como seria de prever, graças às ligações digitais do encaixe E-mount, é possível utilizar botões e controlos nas câmaras (ou em acessórios compatíveis), para controlar o zoom de forma remota. A nova Sony FE PZ 16-35MM F4 G estará disponível durante o próximo mês de Maio, numa série de revendedores autorizados Sony, a um preço de venda estimado de 1500 euros.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version